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Apresentação
I JORNADA CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO – UNINOVAFAPI
TECNOLOGIA E INOVAÇÕES NO DIREITO
A Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI, por intermédio de sua Comissão Científica, torna pública a abertura das inscrições para os interessados em apresentar trabalhos científicos nesta Jornada, a ser realizado no dia 09 de novembro, das 14h às 20h, no Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina-PI.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1- Os trabalhos científicos a serem inscritos devem estar sob a conformação de Revisão da literatura, Relatos de Caso ou Produção Original, enquadrando-se na área do Direito.
2- Os trabalhos científicos devem estar sob a modalidade de apresentação oral e versarem sobre a temática da Jornada: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO DIREITO.
3- Todos os autores do trabalho a ser submetido devem, obrigatoriamente, estarem inscritos na I Jornada Científica do Curso de Direito até o encerramento das inscrições, estando sujeito à desclassificação caso não cumpra com essa obrigação.
4- Dúvidas referentes aos trabalhos científicos devem ser questionadas exclusivamente no e-mail da comissão científica do evento: fernanda.amorim@uninovafapi.edu.br
DO CALENDÁRIO GERAL
5- Constitui o Calendário Geral da I Jornada Científica do Curso de Direito:
ATIVIDADE | DATA | LOCAL |
Inscrições | 12/10/2022 a 09/11/2022 | EVEN 3 |
Prazo para submissão de trabalhos | 11/10/2022 a 07/11/2022 | EVEN 3 |
Divulgação dos resumos aprovados para apresentação oral | 08/11/2022 | EVEN 3 |
Divulgação do local e do horário das apresentações | 08/11/2022 |
EVEN 3 |
Palestra | 09/11/2022 | Auditório Ipê |
Encerramento com entrega de Menção Honrosa para os melhores trabalhos | 09/11/2022 | Auditório Ipê |
DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
6- A submissão deve ser realizada até a data indicada no Calendário Geral, mediante o envio do trabalho para o endereço eletrônico do (www.even3.com.br/jorndireitouninovafapi2022) contendo as seguintes informações:
a. Nome dos autores do trabalho por extenso (nome seguido de sobrenome) e seus respectivos e-mails;
b. Curso, Período, Instituição de ensino do autor apresentador;
c. Título do trabalho;
d. Resumo anexado no formato “Documento PDF (pdf)”;
e. O parecer de apreciação ética do referido trabalho, para trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos. A não apresentação deste incorrerá na desclassificação do resumo;
f. No assunto do e-mail deve constar: "SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA I JORNADA CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO”;
7- Cada trabalho pode ter, no máximo, 6 autores, sendo um deles o professor orientador do trabalho;
8- Cada participante poderá submeter até dois (02) resumos como 1º autor e não há limites para trabalhos em coautoria;
9- O relator do trabalho deverá ser o 1º autor;
10- Após recebimento do parecer é proibido a adição ou retirada de nome de autores do trabalho;
11- Os trabalhos selecionados serão apresentados em PowerPoint na modalidade oral;
12- Os trabalhos serão inscritos no nome do autor apresentador, sendo o único responsável por expô-lo na I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI;
13- Na taxa de inscrição está incluso: inscrição como OUVINTE do autor apresentador no evento e do(s) trabalho(s) científico(s), independentemente do número de trabalhos;
14- A taxa deve ser paga pelo site do evento, sendo necessária sua quitação até o fim do prazo da submissão de trabalhos, descrito no Calendário Geral;
15- Caso haja reprovação do trabalho, a taxa de inscrição não será restituída.
DA ELABORAÇÃO DO RESUMO
16- Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do Curso de Direito do Centro Universitário UNINOVAFAPI;
17- Os autores são responsáveis pelo contexto científico, aspectos legais, textuais e a consequente formatação dos trabalhos submetidos;
18- O resumo não poderá conter citações, gráficos, tabelas, fotos e figuras;
19- Os resumos enviados devem conter de 250 a 500 palavras (somente o corpo do resumo).
Nesta contagem não estão incluídos: o título, os nomes dos autores, as afiliações, área temática, modalidade de apresentação, e-mail e as palavras-chave;
20- Os resumos devem ser editados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento
simples (1,0), com as margens justificadas em 2 cm e em página configurada em formato A4; formato “Documento PDF (pdf)”;
21- O TÍTULO do trabalho deve ser centralizado, em negrito e letras maiúsculas, podendo se estender por até duas linhas; deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho e, não deve conter abreviaturas;
22- O resumo deverá ser submetido em português;
23- Após o título, deverão aparecer os nomes completos do autor e dos coautores, separados por ponto e vírgula. A ordem de envio dos nomes dos coautores (informada na submissão online) será a mesma emitida no certificado. Os nomes deverão ser numerados (sobrescrito) e logo abaixo deverão estar as instituições às quais pertencem. Caso não haja vínculo institucional ignorar o preenchimento;
24- O corpo do resumo deverá ser conciso, digitado de forma contínua, sem parágrafos e se devem utilizar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências (conforme ABNT 6023/2018);
25- Abaixo do resumo deverão ser incluídas 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto; e as referência utilizadas;
26- Estudos envolvendo seres humanos devem ter no Método o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa competente evidenciados no momento da apresentação;
27- Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica da Jornada e serão apresentados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação;
28- O resumo que não atender as especificações contidas no presente edital não serão qualificados para a apresentação;
29- O autor apresentador receberá um e-mail informado da aprovação de seu resumo até 23h59min da data que consta no Calendário Geral;
30- O resumo (modelo obrigatório) está disponível no site do evento;
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
31- O local e o horário das apresentações serão previamente determinados e divulgados nas mídias sociais do evento e por e-mail ao autor apresentador do trabalho, dentro do prazo descrito no Calendário Geral;
32- Os autores deverão levar computador com o arquivo da apresentação em PowerPoint;
33- A confecção da apresentação em PowerPoint deve seguir o template que está (www.even3.com.br/jorndireitouninovafapi2022).
34- O autor apresentador deve comparecer no local informado para apresentação oral, 15 minutos antes do horário de início das apresentações. A divulgação do local e horário de início das apresentações será realizada pela Comissão Científica do evento conforme informa o Calendário Geral;
35- A apresentação deve ser realizada pelo autor principal, o qual terá 10 minutos para exposição do trabalho e 5 minutos para responder aos questionamentos dos avaliadores; portanto cada trabalho terá um tempo máximo de apresentação (defesa + arguição) de 15 minutos;
36- A cronometragem da apresentação é de responsabilidade do membro da Comissão Organizadora designado para a banca em específico;
37- É terminantemente proibida a manifestação dos demais autores e/ ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos dos avaliadores. Caso haja intervenção dos demais envolvidos no trabalho científico, o mesmo será desclassificado automaticamente pelo membro da Comissão Organizadora responsável pela banca em questão;
DAS AVALIAÇÕES
38- Os Resumos serão avaliados considerando:
a. Título: adequação ao conteúdo do resumo.
b. Introdução: qualidade e adequação ao objetivo do trabalho.
c. Objetivo: clareza, pertinência e consecução.
d. Métodos: adequação e qualidade.
e. Resultados ou Análise: clareza, consistência, análise dos dados e alcance aos objetivos.
f. Conclusão: coerência em função dos objetivos e resultados ou análise crítica.
g. Originalidade do trabalho.
h. Relevância: inovação e contribuição para área de conhecimento.
i. Qualidade da redação: ortografia e gramática.
j. Referências descritas conforme ABNT 6023/2018
l. Organização do resumo: confecção segundo as normas descritas no item Da elaboração do Resumo.
39- Na apresentação oral será considerado:
a. Uso adequado do tempo.
b. Postura/Comportamento durante a apresentação.
c. Objetividade e domínio na apresentação dos resultados.
d. Capacidade de expressão oral.
e. Linguagem adequada.
f. Organização do conteúdo.
g. Qualidade do material e uso adequado dos recursos
i. Aspectos gráficos gerais.
j. Conhecimento do tema abordado
l. Defesa quanto a argumentação dos examinadores
DA CERTIFICAÇÃO
40- O certificado referente à apresentação do trabalho científico será emitido exclusivamente no nome do autor apresentador, no qual constará, também, a participação dos demais autores no trabalho científico apresentado;
41- O certificado emitido pela PROPPEXI será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição;
DA PREMIAÇÃO
42- A Cerimônia Solene de Premiação da I Jornada Cientifica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI ocorrerá no dia 09 de novembro, no encerramento do evento;
43- Será conferido ao primeiro, segundo e terceiro colocados na categoria Apresentação Oral o prêmio de Menção Honrosa;
44- Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais da I Jornada Cientifica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
45- Se for verificado, em qualquer momento, o descumprimento de quaisquer das disposições deste Edital, a inscrição e os atos dela decorrentes serão cancelados;
46- O candidato é responsável pela absoluta exatidão e veracidade da documentação apresentada;
47- Será indeferida a inscrição de qualquer candidato que:
a. Não apresentar toda a documentação necessária solicitada no presente edital no local e no prazo indicados no mesmo;
b. Apresentar qualquer irregularidade na documentação;
48- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI
49- Está vetada para membros da Comissão Científica a apresentação de trabalhos não o excluindo, entretanto da participação como coautor.
50- TODOS OS PARTICIPANTES NO ATO DA INSCRIÇÃO DEVEM COLOCAR O NOME COMPLETO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO.
Teresina, 11 de outubro 2022
Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI
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Responsável
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