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Apresentação

I JORNADA CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO – UNINOVAFAPI 

TECNOLOGIA E INOVAÇÕES NO DIREITO 

 

A Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI, por intermédio de sua Comissão Científica, torna pública a abertura das inscrições para os interessados em apresentar trabalhos científicos nesta Jornada, a ser realizado no dia 09 de novembro, das 14h às 20h, no Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina-PI. 

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

 

1- Os trabalhos científicos a serem inscritos devem estar sob a conformação de Revisão da literatura, Relatos de Caso ou Produção Original, enquadrando-se na área do Direito. 

 

2- Os trabalhos científicos devem estar sob a modalidade de apresentação oral e versarem sobre a temática da Jornada: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO DIREITO. 

 

3- Todos os autores do trabalho a ser submetido devem, obrigatoriamente, estarem inscritos na I Jornada Científica do Curso de Direito até o encerramento das inscrições, estando sujeito à desclassificação caso não cumpra com essa obrigação. 

 

4- Dúvidas referentes aos trabalhos científicos devem ser questionadas exclusivamente no e-mail da comissão científica do evento: fernanda.amorim@uninovafapi.edu.br 

 

 

DO CALENDÁRIO GERAL 

 

5- Constitui o Calendário Geral da I Jornada Científica do Curso de Direito: 

ATIVIDADE 

DATA 

LOCAL 

Inscrições 

12/10/2022 a 09/11/2022 

EVEN 3

 

Prazo para submissão de trabalhos 

11/10/2022 

07/11/2022 

EVEN 3

Divulgação dos resumos aprovados para apresentação oral 

08/11/2022 

EVEN 3

Divulgação do local e do horário das apresentações 

08/11/2022 

 

EVEN 3

 

Palestra  

09/11/2022 

Auditório Ipê 

Encerramento com entrega de 

Menção Honrosa para os 

melhores trabalhos 

09/11/2022 

Auditório Ipê 

 

 

 

 

 

DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

 

6- A submissão deve ser realizada até a data indicada no Calendário Geral, mediante o envio do trabalho para o endereço eletrônico do (www.even3.com.br/jorndireitouninovafapi2022) contendo as seguintes informações: 

a. Nome dos autores do trabalho por extenso (nome seguido de sobrenome) e seus respectivos e-mails; 

b. Curso, Período, Instituição de ensino do autor apresentador; 

c. Título do trabalho; 

d. Resumo anexado no formato “Documento PDF (pdf); 

e. O parecer de apreciação ética do referido trabalho, para trabalhos envolvendo pesquisas com seres humanos. A não apresentação deste incorrerá na desclassificação do resumo; 

f. No assunto do e-mail deve constar: "SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA I JORNADA CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO”; 

 

7- Cada trabalho pode ter, no máximo, 6 autores, sendo um deles o professor orientador do trabalho; 

 

8- Cada participante poderá submeter até dois (02) resumos como 1º autor e não há limites para trabalhos em coautoria; 

 

9- O relator do trabalho deverá ser o 1º autor; 

 

10- Após recebimento do parecer é proibido a adição ou retirada de nome de autores do trabalho; 

 

11- Os trabalhos selecionados serão apresentados em PowerPoint na modalidade oral; 

 

12- Os trabalhos serão inscritos no nome do autor apresentador, sendo o único responsável por expô-lo na I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI; 

 

13- Na taxa de inscrição está incluso: inscrição como OUVINTE do autor apresentador no evento e do(s) trabalho(s) científico(s), independentemente do número de trabalhos; 

 

14- A taxa deve ser paga pelo site do evento, sendo necessária sua quitação até o fim do prazo da submissão de trabalhos, descrito no Calendário Geral; 

 

15- Caso haja reprovação do trabalho, a taxa de inscrição não será restituída. 

 

 

 

DA ELABORAÇÃO DO RESUMO 

 

16- Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do Curso de Direito do Centro Universitário UNINOVAFAPI; 

 

17- Os autores são responsáveis pelo contexto científico, aspectos legais, textuais e a consequente formatação dos trabalhos submetidos; 

 

18- O resumo não poderá conter citações, gráficos, tabelas, fotos e figuras; 

 

19- Os resumos enviados devem conter de 250 a 500 palavras (somente o corpo do resumo). 

Nesta contagem não estão incluídos: o título, os nomes dos autores, as afiliações, área temática, modalidade de apresentação, e-mail e as palavras-chave; 

 

20- Os resumos devem ser editados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento 

simples (1,0), com as margens justificadas em 2 cm e em página configurada em formato A4; formato “Documento PDF (pdf)”; 

 

21- O TÍTULO do trabalho deve ser centralizado, em negrito e letras maiúsculas, podendo se estender por até duas linhas; deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho e, não deve conter abreviaturas; 

 

22- O resumo deverá ser submetido em português; 

 

23- Após o título, deverão aparecer os nomes completos do autor e dos coautores, separados por ponto e vírgula. A ordem de envio dos nomes dos coautores (informada na submissão online) será a mesma emitida no certificado. Os nomes deverão ser numerados (sobrescrito) e logo abaixo deverão estar as instituições às quais pertencem. Caso não haja vínculo institucional ignorar o preenchimento; 

 

24- O corpo do resumo deverá ser conciso, digitado de forma contínua, sem parágrafos e se devem utilizar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências (conforme ABNT 6023/2018);  

 

25- Abaixo do resumo deverão ser incluídas 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto; e as referência utilizadas; 

 

26- Estudos envolvendo seres humanos devem ter no Método o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa competente evidenciados no momento da apresentação; 

 

27- Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica da Jornada e serão apresentados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação; 

 

28- O resumo que não atender as especificações contidas no presente edital não serão qualificados para a apresentação; 

 

29- O autor apresentador receberá um e-mail informado da aprovação de seu resumo até 23h59min da data que consta no Calendário Geral; 

 

30- O resumo (modelo obrigatório) está disponível no site do evento; 

 

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

 

31- O local e o horário das apresentações serão previamente determinados e divulgados nas mídias sociais do evento e por e-mail ao autor apresentador do trabalho, dentro do prazo descrito no Calendário Geral; 

 

32- Os autores deverão levar computador com o arquivo da apresentação em PowerPoint; 

 

33- A confecção da apresentação em PowerPoint deve seguir o template que está (www.even3.com.br/jorndireitouninovafapi2022).

 

34- O autor apresentador deve comparecer no local informado para apresentação oral, 15 minutos antes do horário de início das apresentações. A divulgação do local e horário de início das apresentações será realizada pela Comissão Científica do evento conforme informa o Calendário Geral; 

 

35- A apresentação deve ser realizada pelo autor principal, o qual terá 10 minutos para exposição do trabalho e 5 minutos para responder aos questionamentos dos avaliadores; portanto cada trabalho terá um tempo máximo de apresentação (defesa + arguição) de 15 minutos; 

 

36- A cronometragem da apresentação é de responsabilidade do membro da Comissão Organizadora designado para a banca em específico; 

 

37- É terminantemente proibida a manifestação dos demais autores e/ ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos dos avaliadores. Caso haja intervenção dos demais envolvidos no trabalho científico, o mesmo será desclassificado automaticamente pelo membro da Comissão Organizadora responsável pela banca em questão; 

 

DAS AVALIAÇÕES 

 

38- Os Resumos serão avaliados considerando: 

a. Título: adequação ao conteúdo do resumo. 

b. Introdução: qualidade e adequação ao objetivo do trabalho. 

c. Objetivo: clareza, pertinência e consecução. 

d. Métodos: adequação e qualidade. 

e. Resultados ou Análise: clareza, consistência, análise dos dados e alcance aos objetivos. 

f. Conclusão: coerência em função dos objetivos e resultados ou análise crítica. 

g. Originalidade do trabalho. 

h. Relevância: inovação e contribuição para área de conhecimento. 

i. Qualidade da redação: ortografia e gramática. 

j. Referências descritas conforme ABNT 6023/2018 

l. Organização do resumo: confecção segundo as normas descritas no item Da elaboração do Resumo. 

 

39- Na apresentação oral será considerado: 

a. Uso adequado do tempo. 

b. Postura/Comportamento durante a apresentação. 

c. Objetividade e domínio na apresentação dos resultados. 

d. Capacidade de expressão oral. 

e. Linguagem adequada. 

f. Organização do conteúdo. 

g. Qualidade do material e uso adequado dos recursos 

i. Aspectos gráficos gerais. 

j. Conhecimento do tema abordado 

l. Defesa quanto a argumentação dos examinadores 

 

DA CERTIFICAÇÃO 

 

40- O certificado referente à apresentação do trabalho científico será emitido exclusivamente no nome do autor apresentador, no qual constará, também, a participação dos demais autores no trabalho científico apresentado; 

41- O certificado emitido pela PROPPEXI será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição; 

 

 

DA PREMIAÇÃO 

 

42- A Cerimônia Solene de Premiação da I Jornada Cientifica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI ocorrerá no dia 09 de novembro, no encerramento do evento; 

 

43- Será conferido ao primeiro, segundo e terceiro colocados na categoria Apresentação Oral o prêmio de Menção Honrosa; 

 

44- Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais da I Jornada Cientifica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI. 

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

 

45- Se for verificado, em qualquer momento, o descumprimento de quaisquer das disposições deste Edital, a inscrição e os atos dela decorrentes serão cancelados; 

 

46- O candidato é responsável pela absoluta exatidão e veracidade da documentação apresentada; 

 

47- Será indeferida a inscrição de qualquer candidato que: 

a. Não apresentar toda a documentação necessária solicitada no presente edital no local e no prazo indicados no mesmo; 

b. Apresentar qualquer irregularidade na documentação; 

 

48- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI 

 

49- Está vetada para membros da Comissão Científica a apresentação de trabalhos não o excluindo, entretanto da participação como coautor. 

 

50- TODOS OS PARTICIPANTES NO ATO DA INSCRIÇÃO DEVEM COLOCAR O NOME COMPLETO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO. 

 

Teresina, 11 de outubro 2022 

 

 

Comissão Organizadora da I Jornada Científica do Curso de Direito do UNINOVAFAPI 

 




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Responsável

Fernanda Cláudia Miranda Amorim
Email: fernanda.amorim@uninovafapi.edu.br
Telefone: 86 99992-5206

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