ESTUDO TRANSVERSAL DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O ENSINO CIRÚRGICO NAS RESIDÊNCIAS DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO BRASIL

Publicado em 24/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-627-2

Título do Trabalho
ESTUDO TRANSVERSAL DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O ENSINO CIRÚRGICO NAS RESIDÊNCIAS DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO BRASIL
Autores
  • Ricardo Marques Coura Aragão
  • THIAGO FREIRE PINTO BEZERRA
  • Claudia Diniz Lopes Marques
Modalidade
Tema livre
Área temática
Cirurgia e anestesiologia
Data de Publicação
24/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/609184-estudo-transversal-da-percepcao-dos-residentes-sobre-o-ensino-cirurgico-nas-residencias-de-otorrinolaringologia-d
ISBN
978-85-5722-627-2
Palavras-Chave
Ensino Cirúrgico, Otorrinolaringologia, Competências
Resumo
Introdução A Residência Médica é uma pós-graduação lato sensu de treinamento em serviço nas instituições de saúde, sob orientação de profissionais médicos de elevada qualificação. Adquirir competências é o foco do ensino atual, mas é observada em muitos serviços de ensino médico uma formação que considera apenas o tempo cumprido pelo residente. A otorrinolaringologia, como especialidade clínico-cirúrgica, precisa contemplar várias nuances do treinamento cirúrgico que fazem dela uma situação diferenciada no ensino. Habilidades cirúrgicas se traduzem em desfechos clínicos, dessa forma, é necessário avaliar como se encontra a implementação do modelo de treinamento cirúrgico baseado em competências nas residências de otorrinolaringologia do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, observacional e descritivo realizado via questionário online, no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023, com os residentes do primeiro, segundo e terceiro ano dos programas de residência de otorrinolaringologia (R1, R2 e R3, respectivamente) do Brasil. Resultado Foram coletadas 44 respostas de 22 serviços em 10 estados. Quanto ao ano da residência, 52.3% eram R3, 22.7% R2 e 25% R1. Quanto à avaliação do aprendizado cirúrgico, 63.6% dos participantes responderam não ter avaliação desse aprendizado, 31.8% responderam que sim e 4.5% preferiram não responder. Quanto à rotina regular de feedback, 68.2% referiram não existir, 27.3% referiram existir e 4.5% preferiram não responder. Quanto à existência de ferramentas subjetivas para avaliação, 68.2% referiram não existir, 29.5% referiram existir e 2.3% preferiram não responder. Na existência de ferramentas objetivas, 95.5% disseram não existir e 4.5% disseram possuir essas ferramentas em seus serviços. A autonomia cirúrgica para os procedimentos mais comuns da especialidade foi auto aferida pela escala de confiabilidade de Zwisch. Quanto ao grau de satisfação com o ensino cirúrgico na residência: 22.7% responderam estar extremamente satisfeitos; 31.8% muito satisfeitos; 20.5% satisfeitos; 15.9% responderam estar indiferentes e 9.1% insatisfeitos. Discussão Analisando as respostas, observa-se que, tanto a rotina de avaliação do ensino cirúrgico, como a de feedback, não são realidades prevalentes nos serviços pesquisados. Quando se analisa a existência de ferramentas, sejam elas subjetivas ou objetivas, a realidade é semelhante. Examinando o grau auto-atribuído de confiabilidade medido pela Escala de Zwisch na amostra estudada, nem metade dos R3 se sentem confortáveis que o preceptor apenas supervisione os procedimentos de atribuição do terceiro ano, requerendo algum grau de ajuda, seja ela ativa ou passiva. Apesar disso, 75% dos residentes referiram se sentir, pelo menos, satisfeitos com o ensino cirúrgico da residência. Uma hipótese levantada é que os residentes entendam um possível período de sub-especialização como o momento para o desenvolvimento da autonomia. A pequena amostra e a falta de representatividade de todos os estados são algumas limitações do estudo. Conclusão A avaliação do ensino cirúrgico e as rotinas de feedback não são prevalentes na amostra pesquisada das residências de otorrinolaringologia. Além disso, verificou-se um nível autorreferido aquém do esperado pelos autores na escala de confiabilidade para os procedimentos mais comuns do R3 da especialidade. Aumentar a amostra é necessário para se entender melhor o panorama do ensino cirúrgico da otorrinolaringologia.
Título do Evento
VI Jornada das Residências em Saúde - "Carreira profissional em saúde : oportunidades e desafios"
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAGÃO, Ricardo Marques Coura; BEZERRA, THIAGO FREIRE PINTO; MARQUES, Claudia Diniz Lopes. ESTUDO TRANSVERSAL DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O ENSINO CIRÚRGICO NAS RESIDÊNCIAS DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO BRASIL.. In: Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE. Anais...Recife(PE) Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/609184-ESTUDO-TRANSVERSAL-DA-PERCEPCAO-DOS-RESIDENTES-SOBRE-O-ENSINO-CIRURGICO-NAS-RESIDENCIAS-DE-OTORRINOLARINGOLOGIA-D. Acesso em: 12/11/2024

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