RELATO DE CASO SOBRE O USO OFF-LABEL DE TOBRAMICINA SOLUÇÃO INJETÁVEL POR VIA INALATÓRIA EM UM PACIENTE INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Publicado em 24/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-627-2

Título do Trabalho
RELATO DE CASO SOBRE O USO OFF-LABEL DE TOBRAMICINA SOLUÇÃO INJETÁVEL POR VIA INALATÓRIA EM UM PACIENTE INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Autores
  • Heloisa Fernandes de Araújo
  • Risolene Gomes Lima
  • Sávio Bruno Araújo Diniz
  • Mariana Martins Benvindo
  • Clecia De Souza Torres Dos Santos
  • Andreson Félix da Cruz
  • Érika Michelle do Nascimento Facundes Barbosa
  • Rafael Da Fonseca Carvalho
  • Douglas Tavares de Albuquerque
  • Francisca Sueli Monte Moreira
Modalidade
Pôster
Área temática
Saúde do adulto e do idoso
Data de Publicação
24/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/609125-relato-de-caso-sobre-o-uso-off-label-de-tobramicina-solucao-injetavel-por-via-inalatoria-em-um-paciente-internado
ISBN
978-85-5722-627-2
Palavras-Chave
Infecção por Pseudomonas aeruginosa; Tobramicina; Uso off-label; Serviço de Farmácia Clínica
Resumo
Introdução: A tobramicina é um aminoglicosídeo utilizado sobretudo para tratar infecções causadas por bactérias gram-negativas. Em pacientes críticos, a terapia empírica ou direcionada, é usada na pneumonia associada à ventilação mecânica, sendo eficaz inclusive contra Pseudomonas aeruginosa. No Brasil, as apresentações disponíveis da tobramicina são colírio, solução injetável e solução para nebulização. Destaca-se que a solução para nebulização (300mg/5mL) não apresenta conservantes na formulação, já a solução injetável (75mg/1,5mL) possui dois conservantes (fenol e bissulfito de sódio) em seus constituintes. Relato de caso: Paciente L.I.S.S., sexo masculino, 26 anos, diagnosticado com mieloma múltiplo, dependente exclusivamente de ventilação mecânica de suporte na UTI, com cultura do lavado broncoalveolar identificando P. aeruginosa multirresistente, sensível apenas à polimixina B. Devido ao desabastecimento da polimixina B, secundário à pandemia do COVID-19, foi proposto pela equipe médica em visita multiprofissional, após orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, esquema alternativo composto por meropenem, gentamicina, ciprofloxacino e tobramicina, este último por via inalatória. Em razão da não padronização no hospital da apresentação de tobramicina compatível com a via inalatória (medicamento de alto custo incorporado no SUS para assistência à pacientes com fibrose cística), foi solicitado ao serviço de farmácia clínica orientação quanto ao uso off-label da solução injetável por via inalatória. Discussão: O serviço de farmácia clínica alertou para a diferença de composição entre as apresentações, informando quanto aos riscos associados de efeito tóxico e irritante às vias aéreas, devido a presença de conservantes. Para o uso off-label da solução injetável de tobramicina por via inalatória, foi sugerido a redução de dose para 80mg, 2 a 3 vezes ao dia, diluído na proporção de 1:1 em solução de cloreto de sódio 0,9%. Tais orientações foram fundamentadas em evidências científicas e experiências profissionais anteriores no tratamento de pacientes com diagnóstico de fibrose cística, que utilizaram a apresentação injetável por via inalatória. Conclusões: Com o serviço de farmácia clínica, foi possível otimizar a terapia farmacológica para o paciente, além de promover o uso racional do medicamento, aprimorando o monitoramento do uso de tobramicina solução injetável para via inalatória.
Título do Evento
VI Jornada das Residências em Saúde - "Carreira profissional em saúde : oportunidades e desafios"
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAÚJO, Heloisa Fernandes de et al.. RELATO DE CASO SOBRE O USO OFF-LABEL DE TOBRAMICINA SOLUÇÃO INJETÁVEL POR VIA INALATÓRIA EM UM PACIENTE INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI).. In: Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE. Anais...Recife(PE) Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/609125-RELATO-DE-CASO-SOBRE-O-USO-OFF-LABEL-DE-TOBRAMICINA-SOLUCAO-INJETAVEL-POR-VIA-INALATORIA-EM-UM-PACIENTE-INTERNADO. Acesso em: 14/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes