ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DO ESCORE MELASQOL EM PACIENTES COM MELASMA TRATADOS COM ÁCIDO TRANEX MICO ORAL OU FÓRMULA TRÍPLICE.

Publicado em 24/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-627-2

Título do Trabalho
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DO ESCORE MELASQOL EM PACIENTES COM MELASMA TRATADOS COM ÁCIDO TRANEX MICO ORAL OU FÓRMULA TRÍPLICE.
Autores
  • Gabriela Coelho Diniz Soares Santos
  • Jessica Guido de Araujo Sa
  • Maria de Fatima Medeiros Brito
Modalidade
Tema livre
Área temática
Saúde do adulto e do idoso
Data de Publicação
24/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/608791-estudo-epidemiologico-e-avaliacao-do-escore-melasqol-em-pacientes-com-melasma-tratados-com-acido-tranex-mico-oral
ISBN
978-85-5722-627-2
Palavras-Chave
Palavras-Chave: Melasma. MELASQoL. Fórmula tríplice. Ácido tranexâmico. Terapêutica.
Resumo
O melasma é uma hipermelanose adquirida, que ocorre principalmente na face e acomete mais mulheres e fototipos III e IV de Fitzpatrick. A patogênese é complexa e pouco compreendida. A evolução do melasma é crônica e as recaídas são constantes. Antecedentes genéticos, exposição à radiação ultravioleta e os hormônios sexuais femininos são fatores desencadeantes clássicos. O tratamento é um desafio devido à sua característica recalcitrante. A medicação de primeira linha e padrão ouro é constituída por agentes que interferem na síntese e transferência da melanina, como a fórmula tríplice que contém hidroquinona 4%, tretinoína 0,05% e fluocinolona 0,01%. O ácido tranexâmico oral tem sido estudado como alternativa para o tratamento do melasma, pois inibe a melanogênese e neovascularização ao inibir a atividade do plasminogênio. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil epidemiológico dos pacientes em estudo, assim como a qualidade de vida dos pacientes, através do MELASQoL, com o tratamento com o ácido tranexâmico oral ou fórmula tríplice. Foram estudadas 24 mulheres portadoras de melasma diagnosticadas clinicamente, com idade entre 30 a 50 anos, submetidas a um questionário para avaliação dos fatores relacionados ao melasma e distribuídas em 02 grupos - grupo 01: ácido tranexâmico oral e grupo 02: fórmula tríplice. Foi feito documentação fotográfica a título de comparação “antes e depois” da intervenção, assim como aplicado um escore de avaliação - MELASQoL - no momento do início do estudo e após 60-90 dias. Quatorze pacientes completaram os 60-90 dias de seguimento. Dez pacientes saíram da pesquisa, nove por falta e uma por descontinuidade do tratamento. Através da análise comparativa do MELASQol das pacientes dos dois grupos no momento da inclusão e após 60-90 dias de seguimento, foi possível observar queda de 32,65% no MELASQol do grupo 01 vs. queda de 35,65% no MELASQol do grupo 02. Ambos com resultado satisfatório para os pacientes. Tanto o ácido tranexâmico oral assim como a fórmula tríplice são medicamentos com bom perfil de segurança e alta efetividade no tratamento do melasma, contribuindo na melhora da qualidade de vida desses pacientes.
Título do Evento
VI Jornada das Residências em Saúde - "Carreira profissional em saúde : oportunidades e desafios"
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Gabriela Coelho Diniz Soares; SA, Jessica Guido de Araujo; BRITO, Maria de Fatima Medeiros. ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E AVALIAÇÃO DO ESCORE MELASQOL EM PACIENTES COM MELASMA TRATADOS COM ÁCIDO TRANEX MICO ORAL OU FÓRMULA TRÍPLICE... In: Anais da Jornada das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE. Anais...Recife(PE) Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada_residencias_hcufpe/608791-ESTUDO-EPIDEMIOLOGICO-E-AVALIACAO-DO-ESCORE-MELASQOL-EM-PACIENTES-COM-MELASMA-TRATADOS-COM-ACIDO-TRANEX-MICO-ORAL. Acesso em: 13/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes