ESTUDO SOBRE O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM: IDEIAS E CONCEPÇÕES

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-870-2

Título do Trabalho
ESTUDO SOBRE O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM: IDEIAS E CONCEPÇÕES
Autores
  • Caíla Feitosa De Oliveira
  • Raquel Alves Gonçalves Vieira
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 09 - Educação Especial
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655474-estudo-sobre-o-desenho-universal-da-aprendizagem--ideias-e-concepcoes
ISBN
978-85-5722-870-2
Palavras-Chave
DUA, Aprendizagem, Inclusão
Resumo
A educação vem ganhando novos contornos apartir da necessidade de uma ruptura do processo de aprendizagem, que desde de meados do século XXI, vem tentando reorganizar as dinâmicas que envolvem o aprender nas suas multiplas formas, bem como buscando estratégias que tornem o curriculo inclusivo, dinâmico, interativo e reflexivo. Nessa perspectiva trazendo a discussão um dos vários assuntos que tem relevância no cenário educativo, o DUA ( Desenho universal da aprendizagem ), criado em 1999, se mostra como uma abordagem nova, porém de muita relevância para o contexto inclusivo, pois é uma proposta educacional que visa uma reflexão-ação capaz de ampliar os ensejos que norteiam o processo de desenvolvimento do aprendiz, através do planejamento continuo e diverso. No intuito de construir conhecimento e buscar práticas que tornem concreta a inclusão dentro do contexto educacional, essa pesquisa tem como objetivo está compreendendo o nivel de conhecimento de graduandos sobre a tématica (DUA), com o intuito de está construindo através da informação a reflexão de novas práticas de ensino baseadas em um curriculo que englobe planejamento pedagógico dentro da perspectiva da diverdade humana. Pensando em uma educação igualitária, diversa e multipla onde as pessoas com deficiência possam juntas as outras construir o conhecimento e refletir sobre ele. A metodologia do presente estudo se dará a partir de uma abordagem qualitativa, com suporte na pesquisa bibliográfica e de campo. Os principais teóricos usados foram Bonato 2009, Otoni 2016, Alves 2004. O instrumento de coleta de dados será o questionário estruturado e analise do material se dará com base no tratamento analítico. Buscando assim, como resultados alargar as ações inclusivas que desmistifiquem as adaptações e coloquem o público da educação especial dentro de um contexto de equidade. Dessa forma, conclui-se que o Dua, busca construir um curriculo livre de parcialidades e baseado em estudos da nerociência, que visa compreender como o processo de aprendizagem acontece, bem como cria materias diversos para contextualização de conteúdos de forma que todas as pessoas aprendam em seu ritmo e estilo, tornando desta forma concreta a aprendizagem e igual para todos, independente de ter ou não algum tipo de deficiência ou transtorno.
Título do Evento
III JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - EDUCAÇÃO E SAÚDE: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Cidade do Evento
Santa Inês
Título dos Anais do Evento
Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Caíla Feitosa De; VIEIRA, Raquel Alves Gonçalves. ESTUDO SOBRE O DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM: IDEIAS E CONCEPÇÕES.. In: Anais da JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP - Educação e saúde: a formação do educador por meio de espaços escolares e não escolares.. Anais...Santa Inês(MA) UEMA - Campus Santa Inês, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornada-estadual-pedagogia-joesp-2023/655474-ESTUDO-SOBRE-O-DESENHO-UNIVERSAL-DA-APRENDIZAGEM--IDEIAS-E-CONCEPCOES. Acesso em: 20/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes