INTIMIDADE E DISTÂNCIA NO ESPAÇO DOMÉSTICO NOS FILMES QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) E ROMA (2018)

Publicado em 05/11/2021 - ISSN: 2319-0272

Título do Trabalho
INTIMIDADE E DISTÂNCIA NO ESPAÇO DOMÉSTICO NOS FILMES QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) E ROMA (2018)
Autores
  • Lígia Maciel Ferraz
Modalidade
Resumo e Resumo expandido
Área temática
Espaço e outras artes
Data de Publicação
05/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/joeel2021/410825-intimidade-e-distancia-no-espaco-domestico-nos-filmes-que-horas-ela-volta-(2015)-e-roma-(2018)
ISSN
2319-0272
Palavras-Chave
Trabalho doméstico, Espaço doméstico, Cinema comparado
Resumo
O presente trabalho busca analisar as dinâmicas de intimidade e distância que ocorrem no espaço doméstico na relação entre patrões e empregadas nos filmes Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015) e Roma (Alfonso Cuarón, 2018). Para isso, recorre-se à análise fílmica comparatista, em que os filmes são postos em relação para que se perceba as diferenças formais e narrativas de se apresentar a inserção da empregada doméstica na casa da família empregadora. A análise conta com o aporte teórico de Donna M. Goldstein e Débora Gorban. Goldstein entende que as relações entre patrões e empregadas são permeadas por uma ambiguidade afetiva, na medida em que os limites entre trabalho e afeto são ofuscados. Gorban defende que essa relação laboral atravessada pelo afeto se dá através de uma série de repertórios de demarcação em que os patrões recorrem para estabelecer limites e distinções entre eles e suas empregadas. Alguns desses repertórios manifestam-se na convivência diária no espaço doméstico e incluem a segregação espacial da casa. Por um lado, os filmes analisados afastam-se no que se refere à integração da empregada doméstica na casa. Enquanto em Que Horas Ela Volta? os patrões mantêm as portas fechadas e relegam à filha da empregada a área de serviço, em Roma, a empregada doméstica transita com mais liberdade no interior da casa. Por outro lado, os filmes aproximam-se em relação às estratégias dos patrões em distinguirem as empregadas do resto da família, seja pela localização apartada do quarto de empregada, seja por invisibilizarem-nas durante os momentos íntimos. Em ambos os casos, o que fica evidente nas dinâmicas de intimidade e distância, é que, mesmo que sejam tratadas como se fossem, as empregadas domésticas não são da família.
Título do Evento
IX JOEEL
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos Joeel
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERRAZ, Lígia Maciel. INTIMIDADE E DISTÂNCIA NO ESPAÇO DOMÉSTICO NOS FILMES QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) E ROMA (2018).. In: Caderno de resumos Joeel. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/joeel2021/410825-INTIMIDADE-E-DISTANCIA-NO-ESPACO-DOMESTICO-NOS-FILMES-QUE-HORAS-ELA-VOLTA-(2015)-E-ROMA-(2018). Acesso em: 21/04/2025

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