TDIC E PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: PRIMEIRAS AÇÕES NA ESCOLA COM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TDIC E PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: PRIMEIRAS AÇÕES NA ESCOLA COM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
  • Isaura Nunes Da Cunha Machado
  • Moisés Oliveira dos Anjos
  • Nilcimar dos Santos Souza
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Campus Macaé/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320283-tdic-e-promocao-da-argumentacao-cientifica--primeiras-acoes-na-escola-com-um-ambiente-virtual-de-ensino-aprendiza
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem, estudo de caso, argumentação científica, ensino de ciências
Resumo
Este trabalho é oriundo do projeto “Margaret: tecnologias digitais de informação e comunicação na educação”. Margaret Hamilton é considerada a mãe do software moderno e da engenharia de software, com atuação decisiva na missão Apolo 11. Inspirados em seu espírito de ineditismo, inovação e criatividade, entendemos que as soluções de software das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem continuar levando cada vez mais indivíduos e coletivos a alcançarem novos horizontes pessoais e profissionais. Temos explorado o potencial das TDIC na Educação em Ciências, com foco de ações direcionado ao desenvolvimento, análise e utilização de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, dos quais o mais atual é o eduqui.info (www.gpeqsc.com.br/eduquiinfo). Esse sistema é dedicado à promoção da argumentação científica. A argumentação pode ser considerada como uma das habilidades chave do ser humano. Tal habilidade é utilizada em muitos domínios e em uma variedade de situações, desde um advogado em um tribunal a um funcionário solicitando ao seu empregador um aumento, passando, logicamente, por um cientista postulando uma nova teoria. Por isso, torna-se uma necessidade educacional estimular uma melhor argumentação e discussão entre os estudantes (Jiménez-Aleixandre, 2008). Neste cenário surgem as atividades argumentativas baseadas em assuntos ou questões sociocientíficas, definidas como questões controversas em que competem diferentes visões e que têm implicações em um ou mais dos seguintes campos: Biologia, Sociologia, Ética, Política, Economia e Ambiente. Tais controversas com questões sociocientíficas podem ser apresentadas no formato de estudos de caso, que constituem como o centro de um método calcado na instrução pelo uso de narrativas sobre indivíduos enfrentando dilemas contidos em determinadas situações (Sá e Queiroz, 2009). Colocado no cenário da narrativa, o aluno é incentivado, sobretudo, a ler, a se familiarizar com personagens, a compreender fatos, valores e contextos presentes visando uma solução, que de modo geral, não é a única. Uma possibilidade de ampliação das possibilidades de trabalho da argumentação com estudos de caso sociocientíficos junto ao ensino de ciência pode ser proporcionado pelas TDIC. A elaboração e aplicação de atividades didáticas pautadas na aprendizagem colaborativa com suporte computacional podem propiciar condições adequadas para a aquisição de habilidades argumentativas ao considerar diferentes pontos de vista, questionarem uns aos outros e alcançar novos entendimentos sobre o tema em foco. O presente trabalho tem como propósito investigar discussões colaborativas mantidas no fórum do eduqui.info a partir da resolução de problemas sociocientíficos autênticos, apresentados pelos estudantes a partir de suas realidades e interesses. A pesquisa destina-se a alunos das escolas públicas de Macaé que ofertam ensino médio. Atualmente em Macaé dezesseis escolas se enquadram nessa categoria, sendo dez estaduais, cinco municipais e uma federal. Estamos construindo parcerias com professores de Química de duas dessas escolas dentre aqueles que já possuem alguma parceria com a UFRJ ou com o grupo de pesquisa. A proposta está formatada de maneira que cada ciclo da pesquisa seja desenvolvido com uma turma de cerca de 40 alunos de cada escola. Cada ação será realizada de forma simultânea, supervisionada pelo professor responsável e por um dos alunos bolsistas do projeto. Finalizados os dois ciclos, espera-se que como resultado os estudantes possam desenvolver a capacidade de leitura e problematização do contexto comunitário que o cerca; de pesquisar informações científicas; de compreender a estrutura do argumento científico, e de estruturar um argumentar científico e de aprender conceitos científicos. JIMÉNES-ALEIXANDRE, M. P. (Eds.), Argumentation in Science Education. Springer Netherlands, 2008. SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. 1ª ed. Campinas: Átomo, 2009.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Isaura Nunes Da Cunha; ANJOS, Moisés Oliveira dos; SOUZA, Nilcimar dos Santos. TDIC E PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: PRIMEIRAS AÇÕES NA ESCOLA COM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320283-TDIC-E-PROMOCAO-DA-ARGUMENTACAO-CIENTIFICA--PRIMEIRAS-ACOES-NA-ESCOLA-COM-UM-AMBIENTE-VIRTUAL-DE-ENSINO-APRENDIZA. Acesso em: 13/02/2025

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