EDUCAÇÃO FÍSICA: RAÍZES PÓS-MODERNAS E BRASIL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO FÍSICA: RAÍZES PÓS-MODERNAS E BRASIL
Autores
  • Julia Brito Diniz
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Educação Física
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320270-educacao-fisica--raizes-pos-modernas-e-brasil
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Carmen Lúcia Soares, Educação Física crítica, Epistemologia da Educação Física
Resumo
Parte das investigações do GRUPO GEPOLES, este trabalho, em fase inicial, tem como intuito analisar se e como foi a presença do referencial marxista e marxiana na obra Educação Física: Raízes Europeias e Brasil de Carmen Lúcia Soares. Publicada em 1994 como livro, é fruto de sua dissertação de mestrado em educação pela PUC-SP em 1990. Expressão do projeto de investigação “A virada pós moderna e seus impactos na produção em Educação Física dos anos 1990: estudo das bases epistemológicas do chamado campo crítico da Educação Física”, esse trabalho segue a pesquisa anterior acerca da presença (ou não) do marxismo e de Marx nas primeiras obras do chamado campo crítico da educação física dos anos 1980/90. Composta de 3 capítulos, essa obra apresenta uma mescla de referenciais teóricos. No capítulo 1 temos uma presença de abordagens marxianas e marxistas. Como exemplo, a utilização do conceito de mercadoria de Marx: “O corpo individual, como unidade produtiva, máquina menor da engrenagem da indústria capitalista, passa a ser então uma mercadoria*... Será um objeto socializado pelas novas relações de produção, um instrumento a mais que deverá ser meticulosamente controlado para ser útil ao capital” (SOARES, 1994, pág. 20) Mais adiante, a matriz Foucaultiana faz-se presente. Isso tende a levar a ver dominação como processo monolítico. No caso de Carmen Lucia Soares, no texto (Soares, 1994) a autora afirma que “A expansão da escola primária juntamente com as medidas sanitárias de intervenção no meio físico e com a pedagogia da “boa higiene” através de suas “regras de vida saudável”, constituíram-se em mecanismos de controle social e de difusão de um saber próprio de uma classe – a burguesia (...)”. (SOARES, 1994, pág. 34) Esta afirmação ignora, por exemplo, as conquistas da classe trabalhadora no âmbito da ampliação da educação. Da mesma forma, no decorrer do texto a autora se refere a outras conquistas da classe trabalhadora como mecanismo de controle social, retratando a classe trabalhadora como passiva na luta de classes. A metodologia desse estudo será uma revisão bibliográfica, tendo o texto de Carmen Lúcia como campo da investigação, procedendo assim uma análise documental. Temos pistas, a serem aprofundadas, dessa dupla incorporação: seja de proto marxismo, assim como um proto pós modernismo nesse relevante texto do campo da Educação Física. Dando prosseguimento, analisaremos como se deu essa apropriação e se é abertamente reconhecida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOARES, Carmem Lúcia. "Educação Física: raízes européias e Brasil”, Campinas. SP: Autores Associados (1994).
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DINIZ, Julia Brito. EDUCAÇÃO FÍSICA: RAÍZES PÓS-MODERNAS E BRASIL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320270-EDUCACAO-FISICA--RAIZES-POS-MODERNAS-E-BRASIL. Acesso em: 15/02/2025

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