A COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E SUA FORMA DE IMPOR A RELAÇÃO DO SUJEITO COM OS ALIMENTOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E SUA FORMA DE IMPOR A RELAÇÃO DO SUJEITO COM OS ALIMENTOS
Autores
  • Maria Clara de Paula Fernandes
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320205-a-comunicacao-da-industria-alimenticia-e-sua-forma-de-impor-a-relacao-do-sujeito-com-os-alimentos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
comunicação, alimentação, propaganda, indústria alimentícia
Resumo
A comunicação utilizada pela indústria da comida é responsável por um processo educativo no que diz respeito ao ato de cozinhar e tudo que o envolve. Porém, os hábitos culturais não são estáticos e precisamos entender quais fatores são indicadores das mudanças que ocorrem ao longo dos anos. Ao realizarmos uma análise da indústria midiática e o mercado de produção editorial voltado para a culinária, conseguimos identificar alguns fatores que explicitam a forma como a indústria alimentícia se comunica atualmente. No presente artigo, é analisado como o contexto de classe, raça e gênero (desde os livros de receitas até os programas de culinária) é decisório na forma como o sujeito se percebe na posição de consumidor e na sua relação com o alimento, especialmente quando falamos sobre “comida de verdade”. É urgente a desconstrução da ideia de que nossa alimentação é atrelada somente às indústrias. Para isso, além da crítica às grandes marcas e personalidades midiáticas, é mostrado diversas pessoas envolvidas em organizações políticas e movimentos sociais comprometidos em mudar essa realidade mostrando que “comida de verdade” engloba a comida que é produzida de maneira agroecológica de forma consciente, acessível e sustentável. Referências: CASTRO, Josué de. Fome: um tema proibido-últimos escritos de Josué de Castro/Anna Maria de Castro (Org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. JACOB, Helena. Gastronomia, culinária e TV: um estudo do programa Que Marravilha! Intercom XXXIII, São Paulo, SP, 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Maria Clara de Paula. A COMUNICAÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E SUA FORMA DE IMPOR A RELAÇÃO DO SUJEITO COM OS ALIMENTOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320205-A-COMUNICACAO-DA-INDUSTRIA-ALIMENTICIA-E-SUA-FORMA-DE-IMPOR-A-RELACAO-DO-SUJEITO-COM-OS-ALIMENTOS. Acesso em: 13/02/2025

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