FANZINES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA SENSIBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PIPA UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FANZINES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA SENSIBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PIPA UFRJ
Autores
  • fernanda arnaut
  • Deborah Moraes Da Silva
  • Carmen Ildes Rodrigues Froes Asmus
  • Thatiana Verônica Rodrigues de Barcellos Fernandes
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320157-fanzines-como-ferramenta-educativa-para-sensibilizacao-e-engajamento-no-pipa-ufrj
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
saúde materno-infantil, fanzine, interprofissionalidade, metodologia ativa
Resumo
O projeto de pesquisa PIPA UFRJ é uma coorte de nascimento que avalia a exposição ambiental à substâncias químicas em bebês. Em estudos de coorte perda de seguimento é um problema de pesquisa. Integrado ao PIPA UFRJ, temos o projeto “Embarcando na maternidade” do IESC/UFRJ, que tem como principal intuito a formulação de soluções inovadoras para questões envolvendo a saúde materno-infantil no âmbito da Maternidade Escola da UFRJ. Através de metodologias ativas de aprendizado, as equipes participam das ações desenvolvidas desde os momentos iniciais fortalecendo a sensibilização e engajamento das participantes da pesquisa. Além disso, conta com equipes interprofissionais e utiliza metodologias inovadoras, como o Design Thinking. A gravidez é um momento singular e, muitas vezes, intimidador na vida de uma família. Muitas mudanças acontecem, e com elas, numerosas dúvidas surgem. Pensando em maneiras de tornar as respostas para esses questionamentos mais palpáveis e tangíveis, surge a ideia da criação de “fanzines” (ou “zines”) educativos, com os temas “parto humanizado”, a ser entregue às famílias durante o pré-natal, e “cuidados com o bebê”, a ser entregue após o parto. Zines são uma linguagem alternativa de publicação independente, que combinam elementos verbais e não-verbais para comunicar. Semelhante a um panfleto, difere-se por ter como características principais a manualidade e a artesanalidade. Dessa forma, permite uma comunicação acessível e menos formal, por meio de textos mais democráticos e lúdicos e visual acolhedor. O objetivo deste trabalho é descrever a atividade conjunta da pesquisa e extensão relacionada ao uso do fanzine no processo de sensibilização e engajamento. Metodologia: Os temas foram escolhidos a partir da observação de demandas e temas de interesse das gestantes e mães da Maternidade Escola. Uma equipe composta por alunos da Saúde e da Comunicação elaborará um roteiro das informações que devem constar em cada fanzine. A partir disso, a equipe de Design será responsável pela ilustração e diagramação da zine. Em momento futuro, serão realizadas pesquisas in loco para entender, de maneira mais específica, se o fanzine produzido atende às reais dúvidas das famílias quanto aos temas propostos. Na sequência de acordo com os feedback das participantes, haverá a prototipação e testagem do material para verificar sua efetividade, que ocorrerão de forma iterativa. Resultados: Para a equipe envolvida no desenvolvimento do projeto, confirma-se como uma experiência edificante por estimular a expressão artística e a criatividade (CAMPOS, 2009). Além disso, possui custos baixos para produção e veiculação, o que torna sua execução mais propícia ao sucesso. Para a pesquisa, acessa o público da coorte de nascimento do PIPA UFRJ com material produzido a partir de temas de interesse e com fins de educação em saúde associado à pesquisa. Além disso, cria um acolhimento que sensibiliza e engaja, propiciando a continuação da participação no coorte. Referências Bibliográficas: CAMPOS, Fernanda Ricardo. Fanzine: da publicação independente à sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de textos, Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARNAUT, fernanda et al.. FANZINES COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA SENSIBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PIPA UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320157-FANZINES-COMO-FERRAMENTA-EDUCATIVA-PARA-SENSIBILIZACAO-E-ENGAJAMENTO-NO-PIPA-UFRJ. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes