RAZÕES DE ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS PREGRESSAS DE ESTUDANTES CALOUROS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
RAZÕES DE ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS PREGRESSAS DE ESTUDANTES CALOUROS
Autores
  • Patrícia da Costa Oliveira
  • Adriana Patrício Delgado
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320156-razoes-de-escolha-do-curso-de-pedagogia--um-estudo-das-trajetorias-pregressas-de-estudantes-calouros
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Curso de Pedagogia; Saberes da Docência; Saberes Pré-Profissionais; Identidade Profissional Docente.
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar de que forma os fatores culturais de teor primário, secundário e terciário, que perpassam as trajetórias pregressas ao ingresso na formação inicial dos(as) estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contribuíram como elementos influenciadores na escolha pela profissão docente. Nesse sentido, o presente estudo pretende investigar que experiências estes(as) estudantes vivenciaram ao longo de suas trajetórias pré-acadêmicas, as quais estão ancoradas nos três fatores culturais acima descritos. Para tanto, é necessário que se conceitue, a priori, estes três pilares, os quais são, de certa forma, introjetados nos indivíduos pertencentes à referida sociedade e que desempenham importante papel influenciador na escolha do curso e da atividade profissional que se pretenda seguir, no caso o curso de Pedagogia e a docência. Dentro deste contexto procura-se utilizar estes três grupos basilares, como o grupo primário (categorizado como as primeiras relações com a igreja, os pais e vizinhos e que desempenham importante papel na formação do sujeito na construção identitária), o grupo secundário (identificado como a escola, os professores e colegas que fazem parte do seu cotidiano) e o grupo terciário (caracterizado pelas experiências culturais) a fim de analisar como estes elementos sociais têm relação com as experiências pregressas dos(as) estudantes que ingressam no curso de Pedagogia e assim buscar compreender de que forma estes fatores influenciam na escolha pela docência. As discussões teóricas serão realizadas com base nos(as) autores(as) e seus respectivos conceitos: Roldão (2017) com o conceito de saberes docentes; Tardif e Raymond (2000) que trabalham com o conceito de experiências pré-profissionais; e Pereira e Engers (2009) pelo conceito dos fatores primário, secundário e terciário. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e será realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com dez estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia, logo estudantes calouros, por meio da ferramenta Google Meet. A seleção dos(as) estudantes que serão entrevistados(as) se dará por meio de um formulário enviado por e-mail que pretende mapear entre os(as) ingressantes quem têm interesse em participar da referida pesquisa dando destaque ao sigilo da identidade do(a) respondente. Cabe ressaltar que o Roteiro de Entrevista conterá questões que irão contemplar aspectos dos três grupos supracitados. Os dados coletados e analisados a luz das bases conceituais balizadoras deste estudo trarão contribuições relevantes aos estudos sobre o perfil dos(as) estudantes que buscam o curso de Pedagogia e as interfaces com a construção da identidade profissional docente. Referências Bibliográficas: PEREIRA, G. A., ENGERS, M. E. A. Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural. In: Revista Educação- PUCPR. v. 32, No 3. 2009. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5776. 2009>. Acesso em: 07 set. 2020. ROLDÃO, Maria do Céu. Conhecimento, didática e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. In: Cadernos de Pesquisa. vol.47, n.166, p.1134-1149. 2017. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-5742017000401134&lng=pt&nrm=iso&tlng=PT>. Acesso em: 19 out. 2020. TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, Tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação e Sociedade. vol.21, n.73, p.209-244. 2000. Disponível em : <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000400013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 out. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Patrícia da Costa; DELGADO, Adriana Patrício. RAZÕES DE ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS PREGRESSAS DE ESTUDANTES CALOUROS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320156-RAZOES-DE-ESCOLHA-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--UM-ESTUDO-DAS-TRAJETORIAS-PREGRESSAS-DE-ESTUDANTES-CALOUROS. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes