TENSÕES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TENSÕES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Raquel Cristina Campos Dos Reis
  • Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320141-tensoes-em-tempos-de-ensino-remoto--vivencias-na-universidade-federal-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
ENSINO REMOTO, EDUCACAO, MÍDIAS DIGITAIS.
Resumo
A pandemia desencadeada pelo COVID-19 trouxe à tona diversos problemas sociais cuja existência vinha sendo negligenciada pelas lógicas das sociedades globalizadas e pelas demandas da economia de mercado, contudo, para conter o avanço do vírus o mundo inteiro precisou “parar”. Em todo mundo, atividades que envolviam aglomeração de pessoas foram suspensas pelas autoridades. No brasil as primeiras medidas foram tomadas em março de 2020, dentre elas, destaca-se a suspensão das atividades letivas presenciais. Durante esse período, como estagiária no CAp-UFRJ, pude acompanhar as atividades remotas de 2 classes diferentes, uma do primeiro segmento do ensino fundamental e outra do ensino médio. A partir dessa experiência algumas questões emergiram sobre, por exemplo, o formato da aula remota, o tipo de relação pedagógica que é possível construir nesse contexto, ou as consequências do formato remoto no desgaste mental e físico de professores e alunos nos dois segmentos de ensino. Ao mesmo tempo, pude perceber que essas mesmas questões atravessam as falas dos estudantes de pedagogia vinculados ao estágio com ensino remoto. Também eles vivenciam as diversas consequências da passagem para o ensino remoto.Para Inés Dussel (2020), as “pedagogías pendêmicas” produzem transformações, tanto na escola como na aula, entendidas como espaços sócio-técnicos, com efeitos concretos na experiência escolar, provocando diversas tensões (entre as forma escolar e as desigualdades, entre a individualização do ensino-aprendizagem, entre alteridade e domestização da escola, assim como das perdas dos espaços de conversação) que precisam ser estudadas e observadas com atenção. Algumas dessas tensões estiveram presentes nas turmas que acompanhei, assim como em conversas informais com meus colegas de turma, todos estudantes de pedagogia em comentários sobre como tem sido difícil e desafiador deixar o ambiente doméstico parecido com a sala de aula, e de como sentimos saudades dos 10 minutos de conversa antes do professor iniciar a aula nos corredores da faculdade. Nos recordamos dos assuntos que surgiam na fila para fazer uma refeição, nos dias corridos de apresentação oral, nas semanas de prova e todas as revisões que eram feitas entre nós estudantes. Espaços que faziam parte da nossa rotina escolar e de que fomos privados de vivenciar novamente por conta do COVID-19. Não somente presente no ensino superior, essas tensões afetaram todos os níveis da educação, e particularmente nos diversos espaços e unidades da UFRJ. São essas tensões presenciadas e percebidas durante meu breve período de estágio remoto no CAp UFRJ que pretendo abordar em meu trabalho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DUSSEL, Inés. La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, 2016482, p. 116, 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Raquel Cristina Campos Dos; GONÇALVES, Teresa Paula Nico Rego. TENSÕES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: VIVÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320141-TENSOES-EM-TEMPOS-DE-ENSINO-REMOTO--VIVENCIAS-NA-UNIVERSIDADE-FEDERAL-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes