OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA URBANA NAS ESCOLAS EM 2018-2019.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA URBANA NAS ESCOLAS EM 2018-2019.
Autores
  • Mayara Ramos
  • Karolina Chacon Armstrong
  • Eduardo José Pereira Maia
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320126-os-impactos-da-violencia-urbana-nas-escolas-em-2018-2019
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Segurança pública; Educação; Violência.
Resumo
O presente trabalho foi motivado pela ideia de propor uma reflexão perante a abordagem de violência pública e urbana no Complexo da Maré. A pesquisa tem como marco temporal a Intervenção Federal que ocorreu no Estado do Rio de Janeiro, em 2018. Compreende-se que essas áreas historicamente fragilizadas ainda são combatidas com força letal por parte das autoridades, com os diferentes tipos de violências e violações dos direitos dessa população, que se tornam cada vez mais precários e escassos. A população que reside no Complexo de favelas da Maré sente e vivencia as desigualdades de forma profunda, que se materializam nas diferentes dimensões de suas vidas e refletem, inclusive, na educação pública. Entendendo que essas regiões são vistas, pela sociedade, como componentes negativos da paisagem e da inclusão, buscou-se entender como as intervenções armadas afetaram a educação pública, a partir da Intervenção Federal imposta no estado do Rio de Janeiro em 2018 e quais foram as consequências principalmente para a educação das crianças da Maré. A região já foi vítima em outro momento da operação São Francisco no final de 2014, que durou 14 meses. O uso de pessoas treinadas para combates armados, sendo postas para realizarem trabalhos em meio à sociedade, reforça a preocupação com as consequências acarretadas para as populações, que já são fragilizadas diariamente com a violência urbana e com os efeitos negativos aos quais esse ambiente de terror pode impedir crianças de realizar atividades básicas como acessar a escola (CERQUEIRA et. al, 2019). Portanto, o objetivo do presente trabalho é propor uma análise de como a violência urbana e as intervenções armadas afetaram a educação na cidade do Rio de Janeiro, e possivelmente, dentro do complexo de favelas da Maré a partir de 2018, além de refletir sobre a atuação do poder público, o funcionamento da educação pública e mostrar os diversos tipos de violência em que essa população pode estar sendo submetida dentro deste complexo de favelas. A metodologia utilizada está baseada no levantamento de dados feito nos acervos de jornais e órgãos públicos, no período desde que se instituiu a Intervenção Federal em fevereiro de 2018. Os dados utilizados foram obtidos através de órgãos como Instituto de Segurança Pública e a Secretaria de Educação Municipal e Estadual, tais como leituras de publicações feitas pelo IPEA, por exemplo, o Atlas da Violência. Por fim, com os resultados espera-se compreender como a violência urbana pode impactar a dinâmica escolar e da população do entorno, e quais consequências podem ser vistas a curto e longo prazo, durante o período de 2018 a 2019. A operação da Intervenção na Maré, ocorrida em 15 de setembro de 2018, contou com um efetivo de 1.850 militares, de acordo com o Comando Militar do Leste (RODRIGUES; ARMSTRONG et. al, 2019). RODRIGUES, Rute Imanishi. ARMSTRONG, Karolina. A intervenção federal no Rio de Janeiro e as organizações da sociedade civil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019. 70 p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/8695-182358intervencaofederalrio.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020. CERQUEIRA, Daniel et al (org.). Atlas da violência. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2019. 116 p. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf Acesso em: 30 nov. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, Mayara; ARMSTRONG, Karolina Chacon; MAIA, Eduardo José Pereira. OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA URBANA NAS ESCOLAS EM 2018-2019... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320126-OS-IMPACTOS-DA-VIOLENCIA-URBANA-NAS-ESCOLAS-EM-2018-2019. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

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