CORES QUE EVOCAM EMOÇÕES: UMA LEITURA SOBRE O “MUNDO HOMÉRICO”

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
CORES QUE EVOCAM EMOÇÕES: UMA LEITURA SOBRE O “MUNDO HOMÉRICO”
Autores
  • Vitória de Freitas Machado
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320101-cores-que-evocam-emocoes--uma-leitura-sobre-o-mundo-homerico
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
História das Emoções, Emoções, Cores, Grécia Antiga
Resumo
É sabido que cores e emoções permeiam a humanidade desde a Antiguidade. Porém, é possível afirmar que as percepções sobre elas não são estáticas e se circunscrevem em suas próprias “comunidades emocionais” (ROSENWEIN, 2011). Nomear cores e emoções em diferentes sociedades, além da necessidade de as historicizar, também demanda a compreensão dos diferentes níveis de sentido vocabular. Em inúmeras sociedades sequer existe a palavra cor, mas as associa a outros elementos do sistema perceptivo. O mesmo ocorre com as emoções, uma vez que um sentimento pode receber mais de um termo linguístico definidor. Por exemplo, "o termo 'glaukos' no grego antigo é traduzido de várias maneiras como 'brilhante', 'azul-esverdeado', 'azul claro' e 'cinza'". (KONSTAN, 2006) Assim sendo, nossa análise que traça a relação entre cores e emoções tem como recorte temporal os séculos VIII e VII a.C. E, para tanto, adotamos a documentação homérica, a saber “Ilíada”, “Odisseia” e os “Hinos Homéricos”. Esse corpus documental nos possibilita dados relevantes para tal tema. As cores são utilizadas por Homero não apenas com o intuito de elaborar imagens mentais, mas também para evocar emoções e sentimentos, tal como o medo atrelado a cor verde-cloro como no canto XXII da Odisseia: “?? f?t?, t??? d? ??a p??ta? ?p? ?????? d??? e??e?:” ou, em português, “O medo verde-cloro abate o bando em bloco” (Hom. Od. XXII, v. 42). Para a análise da documentação homérica fazemos uso do método empreendido por Frontisi-Ducroux, as chamadas “grades de leitura”. Em outras palavras, a metodologia consiste no isolamento de termos concernentes ao objeto da pesquisa, no caso, as cores. De acordo com a autora, o próprio contexto fornece tipologias para os elementos destacados. A primeira tipologia trata-se do significado do termo, como ele fora empregado e quais os sentidos desempenhados a partir dele. Nessa perspectiva, os valores cujos termos estão associados, na esfera das representações, correspondem à segunda tipologia. A utilização das “grades de leitura” amplia a análise dos termos e permite um aprofundamento na documentação textual, de modo a englobar também o verso no qual o termo se encontra inserido. Assim, identificamos o termo, a cor, relacionando-o à atribuição deste - seja à divindade, ao objeto, à donzela, por exemplo. Em seguida, salientamos o termo em seu contexto, assim como notam-se os sentidos atribuídos a ele, tornando o estudo das representações sociais construídas pelos helenos mais identificável e consistente. Nesse sentido, nosso objetivo é, a partir de um exame dos poemas homéricos, investigar as “representações sociais” das cores que são utilizadas para evocar emoções, buscando compreender o significado que ambas desempenham no imaginário social. Mais precisamente, nessa perspectiva, indagamos “Quais eram as representações sociais sobre as cores e as emoções construídas na documentação homérica?”, “Que significados as cores exerciam no imaginário coletivo da sociedade grega nos séculos VIII e VII a. C.?” De fato, as preocupações historiográficas, ou provenientes de áreas correlatas, acerca das cores e emoções na antiguidade grega já contam com mais de um século de produções. Todavia, novas leituras, que trazem em seu bojo diferentes percepções físico-sociais no entendimento de cores e emoções são elucidativas e fundamentais. Entretanto é válido ressaltar que relacionar emoções com cores pensando a Grécia Antiga é algo novo, principalmente no Brasil, sendo esta pesquisa uma contribuição para colaborar com as discussões que se iniciam. Referências Bibliográficas KONSTAN, David. Pathos and Passion. In: The Emotions of the Ancient Greeks: Studies in Aristotle and Classical Literature. Toronto: University of Toronto Press, 2006, p. 3-40. ROSENWEIN, Barbara H. História das Emoções: Problemas e Métodos [tradução Ricardo Santhiago]. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Vitória de Freitas. CORES QUE EVOCAM EMOÇÕES: UMA LEITURA SOBRE O “MUNDO HOMÉRICO”.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320101-CORES-QUE-EVOCAM-EMOCOES--UMA-LEITURA-SOBRE-O-MUNDO-HOMERICO. Acesso em: 15/02/2025

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