APRENDENDO COM CLIO: PERSPECTIVAS DE ENSINO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
APRENDENDO COM CLIO: PERSPECTIVAS DE ENSINO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autores
  • Lucas Marques Ribas
  • Regina Maria da Cunha Bustamante
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320095-aprendendo-com-clio--perspectivas-de-ensino-atraves-da-educacao-patrimonial
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
História Pública, Ensino, Educação Patrimonial, Internet
Resumo
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por educadores e pesquisadores nos últimos anos tem sido a elaboração de estratégias para de ensino da história para além do ambiente da sala de aula. Tendo isso em mente, o projeto de pesquisa "Cultura material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial", ao qual estou vinculado através da bolsa PIBIC desde abril de 2018, tem como um dos seus objetivos desenvolver e produzir estratégias e métodos para o ensino da Antiguidade Clássica na Educação Básica a partir da Educação Patrimonial. Visando compartilhar os resultados da pesquisa com um amplo público, foi concebido e realizado no início do primeiro semestre de 2015 o site "Aprendendo com Clio", (https://aprendendocomclio.wixsite.com/lhia), iniciativa que se insere no campo da História Pública. Este termo engloba uma série de práticas que envolvem educação, aprendizado e reflexão histórica fora ou além dos ambientes formais de ensino. A História Pública busca atingir um público muito mais diversificado, em termos de faixa etária, classe social e diferenças culturais e, por esse motivo, atua no sentido de democratizar a Educação. Nesta apresentação, iremos expor uma nova seção do site "Aprendendo com Clio", criado no início de 2020, que visa compartilhar os trabalhos produzidos pelos alunos de graduação para os segmentos da educação básica, baseados nos diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro. Esses trabalhos nasceram frutos de perspectivas que buscam fomentar o estudo do patrimônio cultural carioca e sua relação com a Antiguidade. A ocupação e preservação desses espaços são fundamentais para prevenção de perdas causadas pelo descaso, exemplificado na destruição do Museu Nacional, cujo acervo proporcionou preciosas fontes para produções de outros trabalhos presentes no site, que agora servem de testemunhos para as possibilidades perdidas de ensino e aprendizado nos espaços fora da escola. Referencias Bibliográficas ALMEIDA, J. R.; MENESES, S. (Org.). História Pública em Debate; patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letras e Vozes, 2018. BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Brasília, DF: Editora UnB, 2003
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBAS, Lucas Marques; BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. APRENDENDO COM CLIO: PERSPECTIVAS DE ENSINO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320095-APRENDENDO-COM-CLIO--PERSPECTIVAS-DE-ENSINO-ATRAVES-DA-EDUCACAO-PATRIMONIAL. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes