JOGOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
JOGOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Autores
  • Andréia Luiza Diniz Isola Lago
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Sociologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320074-jogos-pedagogicos-e-o-ensino-de-sociologia--limites-e-possibilidades
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ensino de Sociologia; Jogos Didáticos; Metodologia Lúdica
Resumo
A investigação em andamento tem como objetivo central analisar didática e teoricamente a utilização de jogos pedagógicos no ensino de sociologia e avaliando seus limites e possibilidades em sala de aula. Tal objetivo justifica-se pela relevância da investigação acerca da utilização de jogos pedagógicos no ensino de sociologia buscando renovações nas práticas pedagógicas para consolidação da sociologia como disciplina escolar e contribuindo para o debate das metodologias utilizadas no ensino de sociologia nas escolas. Os jogos pedagógicos se manifestam como ferramentas de facilitação do processo de ensino-aprendizagem, trazendo o caráter lúdico para a sala de aula. Para o ensino de sociologia, os maiores desafios na disciplina são os processos de recontextualização pedagógica (BERNSTEIN, 2003) e transposição didática, pois como consequência das rupturas e intermitências na grade escolar (MORAES e GUIMARÃES, 2010), a disciplina ainda ainda está se consolidando no âmbito do ensino básico. A referida pesquisa está direcionada como um método descritivo por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica e para este trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre jogos, metodologias lúdicas, especialmente acerca de jogos pedagógicos para aulas de sociologia e relatos de experiência para trazer subsídio ao trabalho de pesquisa, ampliando o levantamento realizado por Radamés Rogério para o Dicionário do Ensino de Sociologia (2020) onde a pesquisa não detectou que a temática tenha sido objeto de monografia de conclusão de especialização, de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, deixando claro a escassez de pesquisas teóricas sobre a temática. Para realização da pesquisa buscou-se aparato histórico sobre o ensino de sociologia nas escolas básicas do Brasil e apresentou-se que o mesmo passou por constantes interrupções gerando uma série de problemas das mais diferentes ordens e diante das dificuldades para aproximar ensino de sociologia da juventude, observou-se a necessidade de estabelecer novas metodologias de ensino capazes de suprir tal necessidade. Nesse ponto, o emprego do jogo como recurso pedagógico nas aulas de sociologia demonstra ser uma atividade eficaz do ponto de vista da aprendizagem, despertando o interesse e o engajamento do estudante pelo conhecimento sociológico. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 75-110, Nov. 2003. MORAES, A.; GUIMARÃES, E. F. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury C. (Coord.) Sociologia: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.p. 45-62. (Coleção Explorando o Ensino, v. 15). ROGÉRIO, Ramadés de Mesquita. O ensino de Sociologia e os Jogos Didáticos. In: Dicionário do Ensino de Sociologia, p.191-195. 2020
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAGO, Andréia Luiza Diniz Isola. JOGOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320074-JOGOS-PEDAGOGICOS-E-O-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA--LIMITES-E-POSSIBILIDADES. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes