CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE CHAMADA PARA PARTICIPANTES SURDOS EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO NO IBQM-UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE CHAMADA PARA PARTICIPANTES SURDOS EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO NO IBQM-UFRJ
Autores
  • Carla Regina Ribeiro da Silva
  • Cristiana de Barcellos Passinato
  • HATISABURO MASUDA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Bioquímica
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320059-construcao-de-uma-ferramenta-de-chamada-para-participantes-surdos-em-uma-pesquisa-de-doutorado-no-ibqm-ufrj
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Surdos, Pesquisa, Libras.
Resumo
A apresentação aborda a construção de um formulário acessível para surdos, que pertence a uma pesquisa de doutorado sobre os problemas encontrados pelo surdo na UFRJ. A pesquisa se dá, na tentativa de primeiro descobrir os desafios dos alunos surdos e assim, propor soluções que mais se adequem a essas necessidades. Como se sabe, a Libras é a língua natural do surdo, sua L1, e como o público-alvo da pesquisa são eles, não há lógica em fazer um formulário/questionário que não seja em sua língua (FRANCO, 2009; SKLIAR, 1997). Se o tema é sobre acessibilidade e igualdade de direitos, há a necessidade de se iniciar dando clareza no acesso à informação e para tal, nada melhor que utilizar a própria língua do falante, mas claro que sem esquecer a língua oficial do país, dando assim autonomia e liberdade de escolha ao indivíduo. Nem todo surdo utiliza a libras como o senso comum acredita, há surdos bimodais, que foram oralizados e alfabetizados em português e em muitos casos, podem se sentir mais confortáveis em responder o formulário em língua portuguesa na modalidade escrita (SKLIAR, 1997). Reforçando a liberdade de escolha, há também a possibilidade de resposta em vídeo, portanto, o aluno pode responder em libras caso se sinta mais confortável. Em todo momento foi pensado principalmente na autonomia do participante da pesquisa, mas também, no seu pleno entendimento e liberdade de se expressar. Acredita-se que com essa pesquisa, além de conhecer as falhas do que já está posto em prática, surja a oportunidade de abrir os olhos para o que a instituição ainda não viu ou nem sequer imaginou que seria necessário fazer para um melhor aproveitamento acadêmico do aluno surdo. Construiu-se o questionário em um formulário de Google, nele incorporaram-se vídeos em Libras acima das questões objetivas em português escrito. Como resultados, obteve-se o total de 9 respondentes. Com isso, criou-se um grupo de whatsapp para comunicação com os participantes. Nessa 1ª fase, que está em construção, será individual e gravada pelo Google Meet para registro e análises. Os dados serão tratados e adequações serão realizadas para validação desse questionário. Para o tratamento dos resultados da pesquisa, será utilizado o método quali-quantitativo de análise de discurso do sujeito coletivo (DSC) para questões abertas (subjetivas/discursivas) e as questões fechadas (múltipla escolha/objetivas) utilizando escala de Likert (escala de satisfação) serão avaliadas quantitativamente através de testes estatísticos não-paramétricos a serem ainda avaliados de acordo com os resultados obtidos na segunda fase da pesquisa (LEFREVE e LEFREVE, 2006). Considera-se como resultado dessa fase do projeto a construção do formulário adaptado acessível para a chamada de respondentes para serem selecionados e se tornarem participantes. Esse instrumento foi divulgado amplamente pelas redes sociais obtendo uma resposta bastante positiva. FRANCO, M. Educação Superior Bilíngue para Surdos: o sentido da Política Inclusiva como espaço da liberdade: primeiras aproximações. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.1, p.15-30, jan.-abr. 2009. LEFEVRE, F e LEFEVRE, A. M. C. O sujeito coletivo que fala. Comunic, Saúde, Educ, v.10, n.20, p.517-24, jul/dez 2006. SKLIAR, C. A. Educação para os surdos: entre a pedagogia especial e as políticas para as diferenças. In: Seminário Desafios e Possibilidades na Educação Bilíngüe para Surdos, 1997, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: INES, 1997. p.32- 47.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Carla Regina Ribeiro da; PASSINATO, Cristiana de Barcellos; MASUDA , HATISABURO MASUDA . CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE CHAMADA PARA PARTICIPANTES SURDOS EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO NO IBQM-UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320059-CONSTRUCAO-DE-UMA-FERRAMENTA-DE-CHAMADA-PARA-PARTICIPANTES-SURDOS-EM-UMA-PESQUISA-DE-DOUTORADO-NO-IBQM-UFRJ. Acesso em: 13/02/2025

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