O USO DA FILOSOFIA MAKER E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO INCENTIVO DE JOVENS COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR O MUNDO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O USO DA FILOSOFIA MAKER E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO INCENTIVO DE JOVENS COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR O MUNDO.
Autores
  • Fernando Rodrigues Henriques da Silva
  • Lucas Martins Couto
  • Rodrigo Caride Gomes
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Tecnologia (CT)/Outros
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320057-o-uso-da-filosofia-maker-e-da-robotica-educacional-no-incentivo-de-jovens-com-potencial-de-transformar-o-mundo
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Robótica, Educação, Cultura Maker, Robótica Educacional
Resumo
Em 2019, devido a uma demanda por espaço de uma oficina de robótica que já estava em curso na comunidade do entorno da UFRJ, que por causa da violência, não conseguia dar a sua continuidade de aulas por lá, o LIpE (Laboratório de Informática para Educação) foi contactado pela organização do projeto Multiplique o Bem, que são duas iniciativas focadas em Tecnologia para Educação, foi organizada uma oficina de robótica no galpão do Nerdes (Núcleo de Excelência em Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável). O curso focava em ensinar diversos conceitos de soluções de problemas, de forma simples e divertida (MELO e ABELHEIRA, 2015), e incentivar os alunos para que apreciassem o processo de aprendizado e estudo. Tendo uma carga horária de 100 horas, com um total de 25 encontros e 15 alunos participantes, que tinham idades entre 15 e 18 anos, sendo todos estudantes da rede pública de ensino (ensino médio e técnico). Durante o curso foi abordada uma introdução à robótica, utilizando programação em blocos, foram tratados os conceitos de programação (MONK, 2017) para dar uma base para os alunos que tinham pouco ou nenhum conhecimento do arduino e equilibrar com os que já tinham maior familiaridade com o mesmo. Trabalhamos o conceito de trabalho em equipe, pois a programação de projetos mais complexos necessita bastante do trabalho em grupo, para melhorar a comunicação e a produtividade. Revisamos a matemática, física e artes de forma lúdica, mostrando que certos conhecimentos são necessários para que se tenha um bom aproveitamento dos projetos e também incentivando os estudantes a aprenderem essas e outras matérias da escola podendo também mostrar que com o arduino eles possam aprender de forma divertida e criativa os conteúdos escolares como espectadores ativos (PAPERT, 1994). Foram mostradas também formas de resolver problemas do dia a dia, trabalhando principalmente a filosofia Maker, que é levar os alunos a resolverem os problemas de forma sustentável, econômica e criativa. Dos Projetos feitos pelos alunos, tivemos uma CNC machine (Computer Numerical Control), na forma de uma máquina que reproduzia uma imagem digital no papel utilizando uma caneta ou lápis; um braço mecânico, proporcionando diversas possibilidades de movimento e ações nos mais diversos projetos; um projeto que mede a umidade no ar e no solo que foi um protótipo de uma composteira eletrônica; praxinoscópio, que é um aparelho que projeta em uma tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes. Outros projetos foram feitos com ferramentas e materiais necessários para robótica, desde prototipagem de projetos utilizando tesoura, cola-quente e papelão, até cortadora a laser e impressoras 3D, para projetos que utilizem madeira ou plástico. Também foi utilizado (e incentivado) uso de sucata eletrônica em alguns projetos, estimulando a reciclagem desses dispositivos que a filosofia maker interpela. Uma coisa importante de ser notada é que dois alunos deste curso replicaram a ideia do projeto em sua própria escola (da rede pública de ensino) em plena pandemia, se utilizando de meios digitais para as aulas, e contando com o total apoio da equipe responsável por essa oficina. Também terminamos a oficina com mais alunos do que no começo das aulas, pois os próprios alunos incentivaram e chamavam conhecidos para participar dos encontros e, no geral, todos ficaram bem satisfeitos com o curso. Alguns deles manifestaram o interesse de fazer um curso superior em uma área condizente com a oficina (engenharia eletrônica e afins). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MONK, Simon, Programação com arduino: Começando com sketches. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2017. MELO, A.; ABELHEIRA, R.Design Thinking & Thinking Design: Metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2015. PAPERT, S. A. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Fernando Rodrigues Henriques da; COUTO, Lucas Martins; GOMES, Rodrigo Caride. O USO DA FILOSOFIA MAKER E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO INCENTIVO DE JOVENS COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR O MUNDO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320057-O-USO-DA-FILOSOFIA-MAKER-E-DA-ROBOTICA-EDUCACIONAL-NO-INCENTIVO-DE-JOVENS-COM-POTENCIAL-DE-TRANSFORMAR-O-MUNDO. Acesso em: 13/02/2025

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