O STREAMING MUSICAL E A RETOMADA DO CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O STREAMING MUSICAL E A RETOMADA DO CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA
Autores
  • Douglas Gerhard Castro de Britto
  • Camila Avosani Zago
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)/Administração
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320056-o-streaming-musical-e-a-retomada-do-crescimento-na-industria-fonografica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Streaming, Spotify, Streaming Musical, Indústria da Música, Indústria Fonográfica
Resumo
A indústria fonográfica configura-se a partir de empresas e organizações que gravam, produzem, publicam, distribuem e comercializam músicas gravadas em estúdios. Conforme apontado por Csiba (2017) ao final do século XX e início do século XXI o setor passava pelo o início da maior crise de sua história com a digitalização da mídia de áudio e a distribuição não licenciada pelo meio online. A chegada da tecnologia de streaming para o meio musical ao final da década de 2000 se popularizou e se tornou o maior canal de venda da música logo na década seguinte, remodelando os meios de produzir e distribuir a música gravada (RIAA, c2020). A ascensão do streaming trouxe ao setor uma estabilidade econômico-financeira, levando ao crescimento o seu faturamento anual à nível global e desenhando novas relações entre os agentes do setor na contemporaneidade. Os efeitos do barateamento na música causados pelo streaming e sua efetividade em capturar consumidores no meio digital apesar de levaram ao setor à tal estabilidade econômico-financeira está longe de gerar algum sentimento de equidade entre seus agentes. Taylor Swift, artista americana com carreira lançada nos anos 2000 e já registra marcas históricas de vendas no mercado dos Estados Unidos e a nível global, protagonizou um dos maiores embates públicos sobre a questão de equidade. Não concordando com a precificação do Spotify (líder do mercado de streaming) sobre seu trabalho, a artista retirou todas as suas músicas da plataforma entre 2014 e 2017 (FLANAGAN, 2017). Buscando relacionar as variações no resultado de vendas anuais na indústria fonográfica de acordo e também da composição deste resultado ao longo do tempo a pesquisa é descritiva. Sendo a variação na composição e volume das vendas o fator responsável por ilustrar as mutações em sua cadeia de distribuição, fato que dita o relacionamento entre os players do mercado. Como houve também a necessidade de expor o background da indústria como um todo, as mudanças nos meios de consumir e vender música, ocorreu também o uso da metodologia de levantamento bibliográfico. O resultado apresentado pela pesquisa indica que para além de se solidificarem como os principais distribuidores de música no mercado, as plataformas de streaming vão muito além disto. Contrariando a era em que a música era consumida em mídia física e distribuída por varejistas tradicionais, a precificação do produto ficava a cargo da produtora fonográfica (gravadora). As plataformas de streaming além de atuarem como distribuidoras detém uma posição chave ao ditar a precificação da música. Companhias de alta tecnologia que anteriormente à digitalização midiática do século XXI não possuíam qualquer atuação no mercado da música chegaram para combater a pirataria barateando radicalmente o consumo de música. A queda do preço da música gravada ocasionou para artistas que a venda de sua criação não fosse mais sua principal fonte de receita. Para as gravadoras, a posse sobre os direitos da música de seus artistas tornou-se uma questão mais central à sua existência. Normalizou-se também a gravadora exigir percentual sobre as vendas de merchandising, bilheteria de shows e participação em audiovisuais de artistas a nível global. Bibliografia: CSIBA, Beti. Disruptive Innovation In The Music Industry. 2017. 57 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Utrecht School Of Economics - Faculty of Law, Economics and Governance, Utretcht, 2017. FLANAGAN, Andrew. Taylor Swift Returns To Spotify, Amends Her Relationship To Streaming. NPR. 2017. Disponível em: <https://www.npr.org/sections/therecord/2017/06/09/532238490/taylor-swift-returns-to-spotify-amends-her-relationship-to-streaming>. Acesso em: 10 out 2020. RIAA. Gold & Platinum. c2020. Disponível em: <https://www.riaa.com/gold-platinum/?tab_active=top_tallies&ttt=TAA#search_section>. Acesso em 10 out 2020. _____. US Sales Database. c2020. Disponível em: <https://www.riaa.com/u-s-sales-database/>. Acesso em: 5 jun. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRITTO, Douglas Gerhard Castro de; ZAGO, Camila Avosani. O STREAMING MUSICAL E A RETOMADA DO CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320056-O-STREAMING-MUSICAL-E-A-RETOMADA-DO-CRESCIMENTO-NA-INDUSTRIA-FONOGRAFICA. Acesso em: 11/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes