YABÁ: O FEMININO QUE DANÇA A LIBERDADE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
YABÁ: O FEMININO QUE DANÇA A LIBERDADE
Autores
  • Elen de Fátima Mesquita Ferreira
  • Rhaiane de Souza Ferreira Silvestre
  • TATIANA MARIA DAMASCENO
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320051-yaba--o-feminino-que-danca-a-liberdade
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Corpo, Dança, Feminino, Ancestralidade
Resumo
Esta comunicação tem como proposta apresentar algumas reflexões iniciais sobre a pesquisa e criação artística, em andamento, da performance intitulada Yabá. Criada por duas mulheres, Elen e Rhaiane, a partir das lembranças e sensações, provenientes de laboratórios experimentais, do corpo com o elemento água. Como metodologia optamos pela leitura de textos - com aporte teórico em teorias feministas e de gênero e escritos sobre as religiões de matrizes africanas - visionamento de documentários e experimentações corporais práticas. Nas religiões afro-brasileiras, em diversos rituais a água é muito utilizada. Yabá representa o poder feminino da criação e da fertilidade associada a água. São os “orixás mulheres”, Nanã, Oxum, Iansã (oyá), Obá, Yewa e Iemanjá (BENISTE, 2002). Os orixás femininos são, além de rios, feiticeiras. A sociedade feminina sempre esteve relacionada com o mistério da transformação que envolve o conceito ambíguo de poder e magia. É a partir das alterações físicas do seu corpo que a dinâmica da transformação é revelada ao homem. A menstruação, a gravidez, a transformação de mulher em mãe e o seu instinto elementar de nutrir, proteger, manter aquecido e carregar no colo a criança. O feminino, em sua qualidade protetora e acolhedora, congrega em si a vida da família e do grupo sob o símbolo da casa. O feminino é, ao mesmo tempo, nutridor, protetor e gerador (ASMANN, 2011). A performance, por meio de gestos simbólicos, anuncia a força de ser mulher de muitas maneiras e expõe no processo de construção e na cena, a relação de irmandade, união, afeto, respeito e amizade entre duas mulheres que partilharam vivências, lembranças e afetações no fazer arte que se confunde com a própria vida. Na vida, que cada intérprete – criadora está mergulhada. No processo de trabalho, a sororidade se configurou como estratégia de combate à estrutura social violenta que a mulher é submetida o tempo todo; de desnaturalização de estereótipos: inveja, rivalidade e falsidade entre mulheres e feminista prática. Rompendo com o senso comum que sustenta a ideia da desunião das mulheres amparada pela lógica patriarcal (BUTLER, 2018). O presente trabalho que apresenta inspirações ancoradas na pedagogia da ancestralidade e na estética negro-referenciada, pretende fortalecer o estreitamento e as reflexões entre a área de dança e os saberes originários da cultura afro-brasileira. Contribuindo com a reelaboração de pensamentos e ações artísticas apoiadas nas relações étnico-raciais e nos estudos feministas. Destacamos, até então, o seguinte resultado: Yabá (15 minutos) – apresentação no Festival Mulheres Empreendedoras, Mostra de Dança – Teatro Angel Vianna CCORJ, 7 e 8 de março de 2020. Referências Bibliográficas ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas, SP: Unicamp, 2011. BENISTE, José. Òrun Àiyé: o encontro de dois mundos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Elen de Fátima Mesquita; SILVESTRE, Rhaiane de Souza Ferreira; DAMASCENO, TATIANA MARIA. YABÁ: O FEMININO QUE DANÇA A LIBERDADE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320051-YABA--O-FEMININO-QUE-DANCA-A-LIBERDADE. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

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