A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL
Autores
  • Giulia Amaral Trindade
  • Anita Handfas
  • Julia Polessa Maçaira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320022-a-educacao-ambiental-critica-e-o-ensino-de--sociologia--no-brasil
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação ambiental, Sociologia, Meio Ambiente.
Resumo
Na atual conjuntura, o Ensino de Sociologia surge como importante meio de se disseminar uma Educação Ambiental Crítica (EAC) que, segundo a acepção de Layrargues e Lima (2014) atua diretamente no combate ao chamado “conservadorismo dinâmico” (SCHON, 1973; GUIMARÃES, 1995) considerado mais danoso que o conservadorismo convencional, já que, ao propor paliativos para os problemas ambientais, acaba desmobilizando e despolitizando os atores sociais (LAYRARGUES; LIMA, 2014). Uma das formas de se promover a inserção da educação ambiental no debate público é através da disciplina escolar de Sociologia, desde 2008 obrigatória para as séries do Ensino Médio das escolas brasileiras, já que esta disciplina tem como um de seus princípios norteadores o desenvolvimento da imaginação sociológica e do pensamento crítico e complexo, sendo capaz de proporcionar ao aluno a possibilidade de compreensão da magnitude da crise climática. A presente pesquisa pretende realizar uma análise da relação entre Educação Ambiental Crítica (EAC) e o Ensino de Sociologia entre os anos de 2008 e 2018, buscando compreender o cenário nacional, na tentativa de desenvolver um olhar mais geral sobre o atual debate acerca da temática no país. A pesquisa buscará entender se: (1) a Educação Ambiental (EA) é uma preocupação da produção acadêmica da áreas da Educação; (2) se esta temática está presente nos Livros Didáticos de Sociologia adotados pelo PNLD; e por fim, (3) se a EA é mencionada nas versões da BNCC. A pesquisa pretende, desta maneira, contribuir com a solidificação e a evolução do debate acerca da relação entre Ensino de Sociologia e Educação Ambiental Crítica no país. GUIMARÃES, Roberto P. O desafio político do desenvolvimento sustentado. Lua Nova, 1995. N° 35, p. 113-136. LAYRARGUES, P. P.; LIMA, Gustavo Ferreira Da Costa. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educar em Revista, 2014. Nº spe3, p.73-88. SCHON, Donald A. Beyond the stable state. New York: W.W. Norton, 1973.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TRINDADE, Giulia Amaral; HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320022-A-EDUCACAO-AMBIENTAL-CRITICA-E-O-ENSINO-DE--SOCIOLOGIA--NO-BRASIL. Acesso em: 15/02/2025

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