UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE E-LIXO NO ENSINO DE QUÍMICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE E-LIXO NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
  • Marvin Massal Soares
  • Caroline Oliveira de Souza
  • Guilherme da Cruz Pimentel
  • Ygor Velloso Tavares
  • Nathália de Almeida Leite da Silva
  • Priscila Tamiasso Martinhon
  • Célia Regina Sousa da Silva
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Química
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/320011-uma-visao-critica-sobre-e-lixo-no-ensino-de-quimica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
E-lixo, consequências, tecnologia
Resumo
Em 2019.2 iniciou-se estudos junto ao projeto de iniciação científica “Estudos sobre Perfis de Viscosidade considerando um Eletrodo de Disco Rotatório” do IFRJ/CDUC, sobre temas que circundam a Eletroquímica. Em meio a esses estudos, algumas questões surgiram, dentre elas, o que ocorre com o lixo tecnológico gerado mediante a rapidez dos avanços tecnológicos. Verificou-se que o descarte indevido desses resíduos (e-lixo) acabam gerando impactos sociais e ambientais muito negativos. Em virtude da curiosidade dos envolvidos, promoveu-se pesquisas relacionadas a este tema e, aqui estão apresentadas parte das constatações do grupo. As pesquisas bibliográficas realizadas promoveram discussões sobre as consequências sofridas pelo meio ambiente diante do descarte indevido de materiais tecnológicos. Analisou-se também as possíveis alternativas para atenuar os efeitos negativos desta ação e como algumas empresas lidam com este descarte. Verificou-se a existência de leis que protegem o meio ambiente e como são postas em prática. Por fim, discutiu-se o papel dos docentes e sua responsabilidade social mediante problemas ambientais gerados pelo e-lixo. Assim, foram promovidas discussões que levaram aos resultados e conclusões aqui apresentados. Os principais elementos químicos encontrados no e-lixo são metais tóxicos ao meio ambiente e à vida (WALDMAN, 2013). Assim, quando descartados sem o devido tratamento, tais materiais podem liberar substâncias danosas para o solo e lençóis freáticos (OLIVEIRA, 2014). Em alguns países a reciclagem de tais produtos se dá informalmente, colocando em risco a saúde dos envolvidos, o que evidencia a necessidade de haver legislações específicas para tal ação. No Brasil, existe a Lei nº 12.305/2010, que aborda a forma correta de descartar tais materiais, culminando na exigência de uma atenção maior das empresas. Existem empresas que recolhem seu próprio e-lixo e reciclam o que for possível (MOREIRA, 2014). Há outras leis especializadas na coleta, tratamento e descarte adequado do e-lixo. Ainda assim, em 2017 a ONU constatou a produção de mais de 44 milhões de toneladas de e-lixo e previu que em 2050, essa quantidade pode chegar ao triplo e isso, considerando que menos de 20% de todo o e-lixo mundial é formalmente reciclado (MOREIRA, 2014). Em sala de aula, discussão e associação de tais temas aos conteúdos habituais são essenciais para a promoção de uma sociedade mais consciente, evidenciando a importância de desenvolver uma visão crítica acerca desse assunto. Avanços provenientes de estudos na área eletroquímica resultam na criação de novas tecnologias indiscutivelmente úteis a sociedade. Entretanto, os resíduos gerados por estes avanços exigem um compromisso maior com o meio ambiente. Dessa forma, cabe às instituições de ensino abraçarem seus papéis sociais abordando criticamente esta temática. Percebe-se que não se pode fechar os olhos para o e-lixo gerado com os avanços tecnológicos modernos. Referências: MOREIRA, E. C. Logística Reversa do Lixo Tecnológico: o cenário nas empresas brasileiras. In: 16 Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2014. São Paulo. OLIVEIRA, S. S. V. Sustentabilidade na Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro: Um Estudo de Caso sobre o Projeto “Gerenciamento do Lixo eletrônico: Uma Solução Tecnológica e Social para um Problema Ambiental”. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Sociais e Jurídicas, Universidade Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, 2014. WALDMAN, M. Lixo Eletrônico: Resíduo Novo e Complexo. In: II Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, 2013, Poços de Caldas – MG.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Marvin Massal et al.. UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE E-LIXO NO ENSINO DE QUÍMICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/320011-UMA-VISAO-CRITICA-SOBRE-E-LIXO-NO-ENSINO-DE-QUIMICA. Acesso em: 13/02/2025

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