A ADAPTABILIDADE DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE VAZIOS URBANOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A ADAPTABILIDADE DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE VAZIOS URBANOS
Autores
  • Gabriela Sasse da Rocha
  • João Flavio Araujo Folly
  • Andréa de Lacerda Pessôa Borde
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319986-a-adaptabilidade-das-infraestruturas-viarias-a-partir-do-reconhecimento-de-vazios-urbanos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
vazios urbanos, infraestrutura urbana, sistema viário
Resumo
A Adaptabilidade Das Infraestruturas Viárias a partir do reconhecimento de vazios urbanos[i] Gabriela Sasse[1] Andréa Borde[2] A presente pesquisa tem por finalidade a produção de reflexões que levem à compreensão do espaço da zona norte carioca frente às mudanças ocorridas nos sistemas viários. As modificações nesse sistema, bem como a protagonização dos carros como meio de transporte urbano, geram na cidade, uma desarmonia entre veículos motorizados e pedestres. As mudanças de densidade, diversidade e desenho urbano afetaram diretamente os padrões de deslocamento e convivência da população, atrelada a uma infraestrutura urbana muitas vezes pensada em atender as demandas automobilísticas, e não mais a escala humana das relações sociais por elas proporcionadas. Essas modificações das infraestruturas urbanas, feitas de maneira pouco estruturada, são latentes na transformação dos subúrbios num imenso espaço disperso, em contínuo crescimento. Dessa forma, geram relações de fragmentação e hierarquização dos espaços, criando assim, vazios projetuais, definidos como vazios urbanos criados a partir de modificações no tecido urbano previamente consolidado (Borde, 2006). Em relação à metodologia, optou-se pela identificação desses espaços esvaziados a partir do uso de imagens de satélite obtidas por meio da rede mundial de computadores, dadas as limitações impostas pela pandemia da COVID-19. A partir da análise desses espaços assinalados, traçou-se o seus perfis utilizando os dados fornecidos pela administração municipal, tais como as medidas das caixas de rua, lotes e quadras, que geraram dados que foram organizados utilizando o programa de geoprocessamento QGIS, que possibilitou a geração das imagens-produto que acompanham as reflexões presentes no esforço que conduziu a produção deste trabalho. A partir do levantamento e mapeamento dos vazios urbanos, dos espaços esvaziados e desestabilizados e das vias com espaços sobressalentes para os automóveis dos bairros Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha e Penha Circular, pretende-se reconhecer relações e casualidades entre a formação desses vazios, eixos viários e projetos de mobilidade urbana na região. Assumindo os conceitos de vazios urbanos projetuais (BORDE,2006) e partindo das categorias de observação das vias, (velocidade, espaço viário, desenho urbano) (FOLLY, 2020), o trabalho se compromete a catalogar esses espaços residuais e desestabilizados de vias, assim como lotes e edificações reconhecidos como vazios urbanos, afim de reconhecer processos de formações dos mesmos, e relações com as infraestruturas viárias, pensando no reconhecimento desses como lugares de oportunidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BORDE, A.P.L. vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. tese doutorado - faculdade de arquitetura e urbanismo, universidade federal do rio de janeiro. rio de janeiro, 2006 FOLLY, João. escalas de mobilidade na metrópole contemporânea: a adaptabilidade das infraestruturas viárias. tese de doutorado - faculdade de arquitetura e urbanismo, universidade federal do rio de janeiro. rio de janeiro. 2020 [1] Graduanda de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - gabriela.sasse@fau.ufrj.br [2] Doutora do Programa de Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - andreaborde@gmail.com [i] Colaborador João Folly – Doutorando do Programa de Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Gabriela Sasse da; FOLLY, João Flavio Araujo; BORDE, Andréa de Lacerda Pessôa. A ADAPTABILIDADE DAS INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE VAZIOS URBANOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319986-A-ADAPTABILIDADE-DAS-INFRAESTRUTURAS-VIARIAS-A-PARTIR-DO-RECONHECIMENTO-DE-VAZIOS-URBANOS. Acesso em: 08/02/2025

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