ESTUDO DA COLEÇÃO MEDALHÍSTICA DO MUSEU D. JOÃO VI - AS PROVAS EM LACRE.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ESTUDO DA COLEÇÃO MEDALHÍSTICA DO MUSEU D. JOÃO VI - AS PROVAS EM LACRE.
Autores
  • Camila Barbosa Alvares Da Silva
  • Dalila dos Santos Cerqueira Pinto
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Outros
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319967-estudo-da-colecao-medalhistica-do-museu-d-joao-vi---as-provas-em-lacre
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
gravura, medalhística, selos, imagem
Resumo
Diante das muitas histórias que contemplam a existência da Escola de Belas Artes, uma sempre esteve presente, desde a sua criação: a divisão entre as áreas das Belas Artes, e as artes aplicadas à indústria. Os selos e os sinetes têm a sua existência marcada desde o início do 3º milénio A.C. na Grécia Antiga e foi de larga utilização nos séculos XVI a XVIII. A prática é usá-lo após a assinatura legitimando aquele documento em que foi aposto. A impressão é feita com um pouco de cera derramada sobre o papel, no qual no qual é comprimido o sinete, deixando um desenho pessoal, como um brasão ou símbolo. Os sinetes anéis eram os mais populares, tendo na maioria das vezes um brasão, entalhado em metal ou pedra preciosa. Esta era uma tradição nobre na Europa. O objetivo desta pesquisa é avaliar os sistemas de gravação e técnicas empregadas na gravura em metal (medalhística e numismática), reconhecidas como técnica artística, e seu processo de produção, industrial. Comparar com a gravação de selos metálicos para lacres de cera, que apresentam suas particularidades de uso apesar de empregar os mesmos métodos de produção quanto ao processo de fabricação, e avaliar em que etapa do processo estes se separam. A atualização nos usos trouxe à tona sua popularização e aplicação comercial até a contemporaneidade. A metodologia empregada é histórica, descritiva e analítica. Lemos em Walter Benjamin que “a imagem é um cristal de tempo, aonde o Outrora se encontra com o Agora em um relâmpago para formar uma constelação” (BENJAMIN. W. Passagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006, p.505), tal afirmação está na base da teoria estética formulada pelo filósofo francês Georges Didi-Huberman. O Huberman analisa as imagens artísticas e a história que fazemos delas, a partir de um modelo temporal acronológico, não-sucessivo; uma temporalidade de “dupla-face”. Temporalidade turbulenta que origina imagens dialéticas. Conceito formulado por Benjamin e atualizado por Didi-Huberman. As imagens dialéticas são as únicas “imagens autênticas”, que irrompem como redemoinhos no rio da história, fraturando o solo das doutrinas estéticas, e nos forçando a repensar o trabalho da História da Arte. Ainda que o processo seja o mesmo, debruçar esta pesquisa na dualidade os usos das medalhas e moedas e o seu valor no passar dos anos, contrastam com a efemeridade do usos e aplicações dos selos e lacres na atualidade. "O que vemos só vale - só vive - em nossos olhos pelo que nos olha. Inelutável porém é a cisão que separa dentro de nós o que vemos daquilo o que nos olha. Seria preciso assim partir de novo desse paradoxo em que o ato de ver só se manifesta ao abrir-se em dois." (DIDI-HUBERMAN, 1998, p.29) A pesquisa se encontra em estágio inicial. Referências Bibliográficas: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998 BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo 2006.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Camila Barbosa Alvares Da; PINTO, Dalila dos Santos Cerqueira. ESTUDO DA COLEÇÃO MEDALHÍSTICA DO MUSEU D. JOÃO VI - AS PROVAS EM LACRE... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319967-ESTUDO-DA-COLECAO-MEDALHISTICA-DO-MUSEU-D-JOAO-VI---AS-PROVAS-EM-LACRE. Acesso em: 08/02/2025

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