MODOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEMPORÂNEOS: PENSANDO O LUGAR DOS SERVIÇOS-ESCOLA ENTRE PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
MODOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEMPORÂNEOS: PENSANDO O LUGAR DOS SERVIÇOS-ESCOLA ENTRE PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL
Autores
  • Vivian Mossé Alhadeff Engelender
  • Lucas Vinicius da Silva Rodrigues
  • FERNANDA PACHECO FERREIRA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319952-modos-de-subjetivacao-contemporaneos--pensando-o-lugar-dos-servicos-escola-entre-psicanalise-e-saude-mental
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Serviço-escola, psicanálise, saúde-mental, clínica
Resumo
A história dos serviços-escola tem relação direta com o surgimento e trajetória dos cursos de Psicologia e a instituição da profissão de psicólogo na década de 60. Os serviços foram instalados visando a complementação da formação dos estudantes dos cursos de Psicologia, possibilitando a aplicação e prática clínica dos saberes teóricos adquiridos durante o percurso de cada estudante na graduação, sob a supervisão de um professor ou psicólogo. Além disso, a instauração deste modelo de clínica-escola explicitou a importância do seu papel social, pois atua também viabilizando o serviço de atendimento psicológico à população mais carente (AMARAL et al, 2012). Os serviços-escola das universidades públicas, apesar de não estarem formalmente inseridos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que foi instituída após a reforma psiquiátrica brasileira, são dispositivos fundamentais no que tange o atendimento à comunidade, sendo acionados com frequência para encaminhamentos de transtornos mentais comuns. Segundo Gomes e Dimenstein (2016), estes dispositivos enfrentam uma série de desafios no seu cotidiano, como a articulação ainda precária entre a universidade e as políticas públicas de saúde e a predominância de um modelo de atenção clínico individual. O projeto de iniciação científica “Modos de subjetivação contemporâneos: dispositivos de escuta em psicanálise e Saúde Mental” se propõe a pensar dispositivos de escuta que não sejam restritos ao modelo do atendimento individual, ainda dominante nestes serviços . A pesquisa está em seu início e o objetivo desta apresentação oral é apresentar uma revisão bibliográfica de artigos que discutem e problematizam o papel dos serviços-escola nos dias de hoje e indicar o percurso que a pesquisa visa seguir. Referências bibliográficas: AMARAL, V.E.A. et al. Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, 2012, Vol. Lxii, Nº 136: 37-52. AYOUCH, T. Psicanálise e hibridez: gênero, colonialidade, subjetivações. 2019. Calligraphie: São Paulo. GOMES, M. A. F., DIMENSTEIN, M. Serviço Escola de Psicologia e as Políticas de Saúde e de Assistência Social. Temas em Psicologia, 2016. Vol. 24, nº 4, 12171231
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ENGELENDER, Vivian Mossé Alhadeff; RODRIGUES, Lucas Vinicius da Silva; FERREIRA, FERNANDA PACHECO. MODOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEMPORÂNEOS: PENSANDO O LUGAR DOS SERVIÇOS-ESCOLA ENTRE PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319952-MODOS-DE-SUBJETIVACAO-CONTEMPORANEOS--PENSANDO-O-LUGAR-DOS-SERVICOS-ESCOLA-ENTRE-PSICANALISE-E-SAUDE-MENTAL. Acesso em: 15/02/2025

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