REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MORTE PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MORTE PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
  • Caroline Oliveira de Souza
  • ISABELA FERREIRA DA SILVA
  • Márcia de Assunção Ferreira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Enfermagem
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319948-representacoes-sociais-da-morte-para-estudantes-de-graduacao-em-enfermagem
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Estudantes de Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Morte, Representação social
Resumo
A morte é uma fase natural e inexorável da vida e está presente no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde, portanto, este tema deve fazer parte dos currículos de formação profissional de enfermagem (BRÊTAS; OLIVEIRA; YAMAGUTI, 2006). Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivos: identificar as representações sociais da morte para os estudantes de Enfermagem; buscar evidências científicas do ensino sobre morte e o morrer na graduação de enfermagem; analisar as diferenças de representações sociais de estudantes iniciantes e concluintes do curso. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza quanti-qualitativa, com o referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, na abordagem estrutural. A produção dos dados foi extraída através da técnica chamada Teste de Evocações Livre de Palavras (TELP), com a participação de 184 estudantes de graduação em Enfermagem, sendo 109 do primeiro ano da graduação e 75 do último ano, de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Realizou-se a análise dos dados por estatística, através do Software EVOC (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations), versão de 2003, a fim de identificar os possíveis elementos do núcleo central e periféricos de cada grupo. Na estrutura representacional sobre a morte dos estudantes de ambos os anos, observou-se predomínio de componentes afetivo-descritivos. Quanto às diferenças, os graduandos em fase de finalização do curso incluem aspectos assistenciais, agregando elementos relacionados ao processo saúde-doença. Nota-se, também, que a representação dos alunos do primeiro ano é expressivamente pautada em cognições concretas que objetivam, enquanto na dos alunos do último ano há prevalência de conceitos mais abstratos e subjetivos. Salienta-se a necessidade de investir no campo pedagógico, com maior espaço para discutir sobre o processo de morte na graduação, abordando a complexidade do mesmo para além do cuidado tecnicista, de modo a contemplar seus aspectos culturais e emocionais. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS BRÊTAS, J. R. da S.; OLIVEIRA, J. R. de; YAMAGUTI, L. Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 40, n. 4, p. 477-83, 2006.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Caroline Oliveira de; SILVA, ISABELA FERREIRA DA; FERREIRA, Márcia de Assunção. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MORTE PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319948-REPRESENTACOES-SOCIAIS-DA-MORTE-PARA-ESTUDANTES-DE-GRADUACAO-EM-ENFERMAGEM. Acesso em: 07/02/2025

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