RELATO DA EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA NO ENSINO REMOTO DURANTE O PLE.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
RELATO DA EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA NO ENSINO REMOTO DURANTE O PLE.
Autores
  • João Éder Ribeiro Tuler
  • Nicole Freitag Shockness
  • Gabriela Granieri De Oliveira Aidar
  • ANA CAROLINA BARBOSA CAUDET
  • Barbara Soares Rocha
  • Carlos José Barbosa de Carvalho
  • Mariana Dantas de Oliveira
  • Beatriz de Oliveira Duarte
  • Guilherme De Figueiredo Augusto
  • JOÃO MARCELLO DE ARAUJO NETO
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Medicina
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319919-relato-da-experiencia-da-liga-academica-de-clinica-medica-no-ensino-remoto-durante-o-ple
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação em saúde, Clínica Médica, Educação Médica, Pandemia.
Resumo
Tema/objetivos: (1) avaliar a qualidade e a assiduidade dos ligantes nas aulas remotas realizadas pela LACM durante o período letivo excepcional da UFRJ (PLE), comparando-as com o formato presencial, (2) avaliar desempenho das plataformas utilizadas e a aplicação das mesmas em momentos futuros. Procedimentos metodológicos: Durante o PLE, alunos de medicina da UFRJ a partir do 4º período puderam se inscrever na LACM. As atividades remotas tiveram duas frentes: 4 lives via Instagram abertas para o público geral e 5 encontros acadêmicos usando Streamyard + YouTube. Durante uma aula no YouTube o Kahoot foi utilizado como plataforma de interação entre alunos e professores. Foi elaborado um questionário no Google Forms permitindo que os ligantes avaliassem as atividades realizadas durante o período. O formulário possuía um termo de consentimento e foi enviado individualmente para todos os alunos que permaneceram no grupo de ligantes do WhatsApp. Resultados: O formulário foi enviado para 92 alunos e obteve 39 respostas (42,3%). Em relação ao perfil dos ligantes, a maior parte se encontra no 5º, 6º e 7º período (30,8%, 20,5% e 25,6% respectivamente). A assiduidade dos alunos teve uma média de 61,12% nas aulas do YouTube e 26,9% nas lives do Instagram. Nas aulas do Youtube, a presença foi de 73,7%, 89,5%, 52,6%, 47,4% e 42,1% em ordem cronológica. Para o Instagram as frequências dos ligantes foram de 41%, 10,3%, 35,9%, 20,5% e 35,9%. Podemos observar que os alunos da liga tiveram maior assiduidade nas aulas do YouTube, mas que a presença caiu ao longo do período. A contribuição das aulas online via YouTube para o aprendizado em Clínica Médica foi considerada excelente/boa por 94,7%. A qualidade de ensino e didática dos professores foi avaliada da mesma forma por 97,4%. Quanto à contribuição das lives para a formação, 10,3% considerou que contribuiu enormemente, 25,6% que contribuiu muito, 20,5% que contribuiu razoavelmente, 7,7% não desejou opinar e 35,9% relatou que não participou das lives. Comparadas às aulas do Youtube, observa-se que as lives apresentaram menos avaliações positivas. As plataformas YouTube e Kahoot foram avaliadas como boas/excelentes pela maioria dos ligantes (77% para o Kaahoot e 94,7% para o YouTube). Concluímos que as plataformas utilizadas tiveram boa aceitação. Comparando a assiduidade dos ligantes antes e durante o PLE, 68,4% relatou não ter sido ligante previamente, 18,4% relatou melhora com as aulas online, 7,9% não percebeu diferença e 5,3% relatou piora com as aulas online. Comparando a percepção de qualidade das aulas presenciais e à distância: 71,1% relatou não terem sido ligantes previamente, 15,8% preferiu as aulas onlines, 7,9% não percebeu diferença e 5,3% preferiu as aulas presenciais. Percebe-se que, dentre os que eram ligantes prévios, a maioria relatou preferir as aulas remotas acerca da qualidade e assiduidade. Os resultados suscitam a possibilidade de manutenção de aulas remotas após o PLE.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TULER, João Éder Ribeiro et al.. RELATO DA EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA NO ENSINO REMOTO DURANTE O PLE... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319919-RELATO-DA-EXPERIENCIA-DA-LIGA-ACADEMICA-DE-CLINICA-MEDICA-NO-ENSINO-REMOTO-DURANTE-O-PLE. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes