“O DISCURSO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA BNCC É UMA GRANDE FALÁCIA”. POSIÇÃO DE PROFESSORES E ENTIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
“O DISCURSO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA BNCC É UMA GRANDE FALÁCIA”. POSIÇÃO DE PROFESSORES E ENTIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO.
Autores
  • Tainá Marques da Silva
  • Cláudia Lino Piccinini
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319916-o-discurso-de-construcao-democratica-da-bncc-e-uma-grande-falacia-posicao-de-professores-e-entidades-da-area-d
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Reforma educacional, ensino de ciências e biologia, Movimento pela Base
Resumo
Em 2015 se inicia um esforço do governo federal para reformar a Educação Básica a partir da formulação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer dos anos, a BNCC teve 4 versões colocadas para apreciação e debate público - em 2015 e 2016, abrangendo todos os níveis de ensino; em 2017, marcando a fragmentação da Base, com uma versão voltada aos ensinos Infantil e Fundamental e homologada no mesmo ano; e a 4ª versão, de 2018, voltada apenas ao ensino Médio. Na primeira etapa da pesquisa Andrade, Neves e Piccinini (2017), analisando as 3 primeiras versões do texto da reforma, destacaram o Movimento Pela Base (MPB) como seu principal agente. Nesta etapa da pesquisa, nosso foco investigativo é a compreensão das disputas em uma arena específica de circulação de debates sobre a BNCC do Ensino Médio (BNCCEM), as audiências públicas promovidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a última versão, onde mediante participação direta (com falas de 3 minutos durante as audiências) ou indireta (encaminhando documentos com suas posições ao CNE), diversos atores da cena educacional puderam manifestar-se publicamente sobre a proposta e esclarecer suas posições, de apoio ou recusa do texto. Neste recorte, analisamos as posições expressas por professores e entidades relacionados a nossa área de conhecimento, as Ciências da Natureza (CN) durante as audiências. Partimos do levantamento na íntegra e análise dos vídeos das audiências públicas e de documentos disponíveis no site do Ministério da Educação. Exibimos e analisamos todo conteúdo dos vídeos para: identificação dos participantes, instituição que representa e cargo que ocupa, filiação político-partidária e posição em relação a BNCC e a BNCCEM. Nas três audiências ocorridas conforme previa o Edital do CNE, reconhecemos 4 entidades diretamente ligadas às CN, que também enviaram contribuições documentais ao CNE no decorrer do processo, com maior detalhamento de suas posições. Identificamos as falas dos representantes como contrárias à aprovação da BNCCEM, reivindicando a necessidade de participação efetiva de professores e estudantes para construí-la. Os elementos recorrentes na argumentação das entidades também foram recorrentes a todos aqueles contrários e críticos à BNCCEM: a falta de democracia da construção do texto em análise, exigindo maior tempo para debate, a falta de definição para os Itinerários Formativos e um forte rechaço à Lei da Reforma do Ensino Médio. Piccinini, Neves e Andrade (2017) já questionavam, no início da reforma, se as posições dos especialistas em educação em ciências seriam consideradas no documento, atentas à dinâmica do cenário político econômico que cerca a reforma. Menos de três meses depois da última audiência, a BNCCEM foi aprovada, sem especificações acerca dos Itinerários Formativos e permaneceu sem mudanças a Reforma do Ensino Médio. ANDRADE, M. C. P. ; NEVES, R.M.C. das ; PICCININI, CLÁUDIA L. . Base Nacional Comum Curricular, disputas ideológicas na educação nacional. 2017 PICCININI, CLÁUDIA L.; NEVES, R.M.C. das ; ANDRADE, M. C. P. Consensos de especialistas em educação em ciências sobre educação científica escolar no âmbito da reforma curricular da educação básica brasileira do século XXI. 2017
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Tainá Marques da; PICCININI, Cláudia Lino. “O DISCURSO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DA BNCC É UMA GRANDE FALÁCIA”. POSIÇÃO DE PROFESSORES E ENTIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319916-O-DISCURSO-DE-CONSTRUCAO-DEMOCRATICA-DA-BNCC-E-UMA-GRANDE-FALACIA-POSICAO-DE-PROFESSORES-E-ENTIDADES-DA-AREA-D. Acesso em: 15/02/2025

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