GEOCOMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DA GEOLOGIA NA ÁREA DO PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
GEOCOMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DA GEOLOGIA NA ÁREA DO PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ
Autores
  • Raphaela Cristina Rodrigues De Negri
  • Elaine Neri De Souza
  • Felipe Abrahão Monteiro
  • Lucas da Silva Barbosa
  • Bruno Kenji Sagawa
  • Ana Carolina da Silva Lento
  • Katia Leite Mansur
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geociências
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319870-geocomunicacao-e-redes-sociais-na-divulgacao-da-geologia-na-area-do-projeto-geoparque-costoes-e-lagunas-do-rj
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
geoparque, geoconservação, geodiversidade, geoturismo, geocomunicação,
Resumo
O Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL-RJ) visa promover o desenvolvimento socioeconômico, com apoio e comprometimento das populações locais, em 16 municípios do litoral leste e norte fluminense, a partir de ações voltadas para o geoturismo e geoeducação, como estratégia para a Geoconservação (BRILHA, 2016). Geoparques são territórios chancelados pela UNESCO. As atividades desenvolvidas têm como objetivo manter atualizado o inventário do projeto, cujo banco de dados engloba informações sobre sítios naturais e construídos, além de publicações e elementos sobre o patrimônio material e imaterial do território. A sua construção se dá através do georreferenciamento das informações coletadas na bibliografia ou adquiridas pela equipe. As Unidades de Conservação (UC) que estão inseridas total ou parcialmente na área do GpCL-RJ foram levantadas a partir da legislação de cada uma, organizadas em termos de áreas protegidas e corpos hídricos presentes. Os resultados são divulgados nas redes sociais do projeto com postagens semanais abordando diferentes tipos de conteúdo. Foram catalogados 144 sítios naturais, 122 construídos e 10 mistos, totalizando 276 sítios até o momento. Foi adicionado ao website um mapa com 53 UC federais, estaduais e municipais, que ocupam cerca de 1680 km² (15,4%) da área do projeto. Nas redes sociais são postadas descrições geológicas em linguagem acessível (Sítios da Semana), além de textos e desenhos de uma série criada, “SuperFeras Respondem”, subdividida em “Definições que Norteiam os Geoparques”, já encerrada, onde se apresentaram conceitos relativos a geoparques; e “Curiosidades Geológicas”, referente a conceitos básicos de Geologia, em andamento. Ambas utilizam as mascotes do projeto (Os SuperFeras) numa abordagem lúdica e atrativa (VASCONCELOS & MANSUR, 2011). Foi elaborada a série “Geossítios” para divulgação da Geologia local, contemplando 5 livretos bilíngues e com ISBN. Esses materiais também alimentam o website do projeto. Além desse conteúdo com caráter didático, postagens de datas comemorativas, aniversários dos municípios, lendas e História estão incluídas num cronograma que também abrange eventos e atividades relacionadas ao projeto e seus parceiros. Através da análise das métricas das redes sociais, identificou-se que os maiores picos de interação estão relacionados aos “Sítios da Semana” e “SuperFeras Respondem”. Os resultados indicam que o engajamento se dá de forma crescente, com 1406 seguidores no Instagram e 3412 curtidas no Facebook. Sítios selecionados no inventário foram visitados em atividades de campo abertas ao público em 2019, por meio dos GeoDias. Constata-se que a produção de material nas redes sociais para popularização da Geologia baseada no inventário organizado permite a prática da Geocomunicação, uma das bases para construção do GpCL-RJ. Isto possibilita uma maior aproximação da sociedade que deve ter papel protagonista na Geoconservação deste tão rico e importante patrimônio de todos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRILHA, J. Inventory and quantitative assessment of geosites and geodiversity sites: a review. Geoheritage, 2016. v. 8, n. 2, p. 119-134. VASCONCELOS, G. F. & MANSUR, K. L. Projeto Superferas: Livros Infantis. In: Simpósio Nacional de História e Ensino de Ciências da Terra, ENSINOGEO, 5, Anais, Nova Friburgo, 2011.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEGRI, Raphaela Cristina Rodrigues De et al.. GEOCOMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DA GEOLOGIA NA ÁREA DO PROJETO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO RJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319870-GEOCOMUNICACAO-E-REDES-SOCIAIS-NA-DIVULGACAO-DA-GEOLOGIA-NA-AREA-DO-PROJETO-GEOPARQUE-COSTOES-E-LAGUNAS-DO-RJ. Acesso em: 15/02/2025

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