PENSANDO A POTÊNCIA DA DIMENSÃO POLÍTICA DA DOCÊNCIA A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES COM LEITURAS E CONCEITOS FREIREANOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PENSANDO A POTÊNCIA DA DIMENSÃO POLÍTICA DA DOCÊNCIA A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES COM LEITURAS E CONCEITOS FREIREANOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores
  • jonathan emanuel da silva e lanes
  • Beatriz Helena Leony
  • Monique de Brito Schimidt
  • Adriana Patrício Delgado
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319856-pensando-a-potencia-da-dimensao-politica-da-docencia-a-partir-das-aproximacoes-com-leituras-e-conceitos-freireano
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Paulo Freire, Docência como ato político, Curso de Pedagogia.
Resumo
O presente trabalho, inserido no Projeto de Pesquisa “Concepções de Estudantes do curso de Pedagogia sobre docência e a construção de suas identidades profissionais”, tem como objetivo identificar em que medida o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFRJ) oportunizou aos (às) estudantes durante o percurso acadêmico o contato com conceitos e leituras das obras do educador Paulo Freire. Nesse sentido, a pesquisa, que se encontra em fase de levantamento de dados, parte de duas perguntas mobilizadoras: 1. De que forma e em quais situações acadêmicas, vivenciadas ao longo do processo formativo na Universidade, os (as) licenciandos (as) em Pedagogia tiveram contato com os conceitos e leitura freireanas, considerando as atividades de ensino, pesquisa e extensão? 2. O contato com tais conceitos e leituras modificaram a dimensão política da docência destes (as) estudantes? Com intuito de responder tais perguntas, os sujeitos da pesquisa serão estudantes do 7º período em diante e a metodologia da pesquisa é quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas). Em um primeiro momento, será aplicado um questionário aos/às estudantes por e-mail com o propósito de coletar dados sobre: a leitura das obras de Paulo Freire, o contato com este educador dentro e fora da Universidade, e sobre a abordagem de conceitos e pensamentos freireanos no ponto de vista da quantidade e de profundidade. Em um segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com dez estudantes que se disponibilizarem a participar desta etapa da pesquisa. Cabe salientar que estas entrevistas serão realizadas de forma individual com cada estudante por meio da plataforma digital Google Meet. A pesquisa se fundamenta nos conceitos freireanos inédito viável (Pedagogia do Oprimido) e educação problematizadora (Pedagogia da Autonomia). No diálogo com estes conceitos freireanos, o estudo também irá se alicerçar no conceito de multidimensionalidade da docência, discutido por Candau na obra “A didática em questão”. Afinal, entende-se como fundante que em um curso de formação de professores (as) o ato educativo seja experienciado de forma dialógica, reflexiva e emancipadora e em tempos tão despolitizantes, se faz premente o debate acerca do potencial político do ato educativo no âmbito da formação inicial docente. Referências bibliográficas: CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores, da exaltação à negação: a busca da relevância. In: A didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1983. p. 13-24. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1984.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LANES, jonathan emanuel da silva e et al.. PENSANDO A POTÊNCIA DA DIMENSÃO POLÍTICA DA DOCÊNCIA A PARTIR DAS APROXIMAÇÕES COM LEITURAS E CONCEITOS FREIREANOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319856-PENSANDO-A-POTENCIA-DA-DIMENSAO-POLITICA-DA-DOCENCIA-A-PARTIR-DAS-APROXIMACOES-COM-LEITURAS-E-CONCEITOS-FREIREANO. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes