INVESTIGANDO OS CONCEITOS DE EVENTO ADVERSO E REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO: OPORTUNIZANDO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
INVESTIGANDO OS CONCEITOS DE EVENTO ADVERSO E REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO: OPORTUNIZANDO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA.
Autores
  • Camila Anselmo Furtado
  • Lucas Meneses
  • Cintia De Carvalho
  • MARIA GEFE DA ROSA MESQUITA
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Enfermagem
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319789-investigando-os-conceitos-de-evento-adverso-e-reacao-adversa-a-medicamento--oportunizando-a-educacao-permanente-e
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Evento adverso, Reação adversa a medicamentos, Segurança do paciente, Oncologia
Resumo
INTRODUÇÃO: Independente da modalidade de tratamento para o câncer, dadas as características agressivas das mesmas no combate ao câncer, elas ocasionam eventos adversos (EAs) e/ou reações adversas a medicamentos (RAM) por serem de estreito índice terapêutico e atuarem em nível celular interferindo nos mecanismos de sobrevivência, proliferação e migração de células cancerosas e células saudáveis, produzindo efeitos tóxicos locais e/ou sistêmicos1. Embora se tratando de dois conceitos diferentes, EAs e RAM ainda costumam ser confundidos por muitos profissionais de saúde, uma vez que toda reação adversa a medicamento é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma RAM. Nesse contexto, surge a motivação para o presente estudo que tem como questão de pesquisa: Quais os saberes da equipe de enfermagem da oncologia acerca do conceito de eventos adversos e reação adversa a medicamentos? OBJETIVOS: Acessar saberes e experiências da equipe de enfermagem do serviço de oncologia acerca do conceito de eventos adversos e reação adversa a medicamentos; debater os principais EAs e RAM notificados pela equipe de enfermagem do serviço; e discutir demandas de conhecimento da equipe acerca desta temática.MÉTODO: Estudo qualitativo, método da pesquisa convergente-assistencial, utilizando a educação problematizadora de Paulo Freire, com a finalidade de propor e realizar mudanças e inovações diante dos problemas que se apresentam às práticas em saúde, de forma articulada com a prática e a fim de encontrar alternativas de soluções. O cenário de estudo será o serviço de oncologia de um hospital universitário do RJ. Os participantes serão os profissionais da equipe de enfermagem, com critérios de inclusão, integrar a equipe de enfermagem por no mínimo seis meses, atuar no setor de oncologia e aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Já os critérios de exclusão serão: estar em licença saúde ou outro afastamento no período de coleta de dados e não aceitar assinar o TCLE. A pesquisa em tela foi devidamente cadastrada na Plataforma Brasil e encontra-se em fase de apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para a coleta de dados, será utilizado instrumento semi-estruturado, contendo perguntas como: O que você entende como EA, RAM?; Para você existe diferença entre os dois conceitos?; Você já presenciou alguma EA ou RAM? Se sim, conte-me sobre como foi; Você sabe como fazer ou já fez alguma notificação de evento adverso ou reação adversa a medicamento? Me conte mais sobre essa questão.; entre outras. RESULTADOS ESPERADOS: Provocar reflexões na equipe de enfermagem sobre a sua prática na administração de QT, que possíveis fragilidades no processo sejam identificadas, trabalhadas em grupo por meio de diálogo e na troca de saberes, de forma a contribuir para a Educação Permanente em Saúde da equipe; Impactar na qualidade da assistência direta e indireta da enfermagem e equipe de saúde. REFERÊNCIA: Pearce A, Haas M, Viney R, Pearson S-A, Haywood P, Brown C, et al. (2017) Incidence and severity of self-reported chemotherapy side effects in routine care: A prospective cohort study. PLoS ONE 12(10): e0184360. https://doi.org/10.1371/ journal.pone.0184360
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FURTADO, Camila Anselmo et al.. INVESTIGANDO OS CONCEITOS DE EVENTO ADVERSO E REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO: OPORTUNIZANDO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319789-INVESTIGANDO-OS-CONCEITOS-DE-EVENTO-ADVERSO-E-REACAO-ADVERSA-A-MEDICAMENTO--OPORTUNIZANDO-A-EDUCACAO-PERMANENTE-E. Acesso em: 08/02/2025

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