A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELAS LENTES DOS ELEMENTOS PROVOCADORES NO CELPE-BRAS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELAS LENTES DOS ELEMENTOS PROVOCADORES NO CELPE-BRAS
Autores
  • Laura Silva Ribeiro
  • Patricia Maria Campos de Almeida
  • Andrea Belfort
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Língua
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319786-a-educacao-brasileira-pelas-lentes-dos-elementos-provocadores-no-celpe-bras
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Exame de Proficiência Celpe-Bras, Historiografia, Português Língua Estrangeira
Resumo
O Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e o certificado outorgado por meio dele compõem, desde 1998, um conjunto de ações implementadas pelo Governo Brasileiro para avaliar proficiência em língua portuguesa. Desde então, o Celpe-Bras vem se consolidando como um instrumento de destacada relevância dentro do cenário das políticas linguísticas para difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira em âmbito mundial (DINIZ, 2012). Como consequência, desdobramentos positivos podem ser observados na área de Português Língua Estrangeira / Adicional (PLE/A) e nos campos de investigação que se dedicam a tratar de avaliação, planejamento curricular ou formação docente. Diante desse cenário, torna-se relevante não só empreender estudos e análises que possam nos auxiliar a compreender os processos que têm marcado o desenvolvimento das partes que compõem o referido exame, mas também investigações que revelem as visões de língua e de cultura que perpassam o exame. Desse modo, a pesquisa está alinhada com a proposta de Swiggers (2013) por assumir que o material sob investigação é “o reflexo (ou depósito) material da história da linguística” e com aquilo que preconiza Belfort-Duarte (2014) a respeito da pesquisa sobre Representações Sociais: “o pesquisador deve estar sempre atento a`s viso~es de mundo que esta~o sendo veiculadas atrave´s dessas representac¸o~es, que podem corresponder ou na~o a` realidade vivida em uma determinada sociedade (costumes, ideologias, ha´bitos etc..) em um determinado peri´odo”. Com este estudo - parte integrante do projeto “Estudo longitudinal de um instrumento de avaliação de proficiência oral: o caso do Celpe-Bras” - pretende-se dar continuidade às análises do material que compõe a parte oral do Celpe-Bras (Elementos Provocadores). Nosso objetivo, portanto, é desenvolver um estudo de caráter discursivo e historiográfico, considerando os Elementos Provocadores produzidos no período de 1998 a 2019 que estejam alinhados com o eixo temático “Educação”. Interessa-nos explicitar quais representações de educação brasileira são sugeridas nos Elementos Provocadores aos participantes - examinadores e candidatos - durante o processo de aplicação. Espera-se, com os resultados, construir conhecimento acerca da avaliação de proficiência em LE e mais especificamente em PLE. Referências DUARTE. A.L.B; O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios. Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014. DINIZ, L. R. A. Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 51 (2): 435-458, jul./dez. 2012. SWIGGERS, P. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. In: Confluência – Revista do Instituto de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Números 44 – 45, pp. 39-59, 2013. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/1171.pdf Acesso em 9 de abril de 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Laura Silva; ALMEIDA, Patricia Maria Campos de; BELFORT, Andrea. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELAS LENTES DOS ELEMENTOS PROVOCADORES NO CELPE-BRAS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319786-A-EDUCACAO-BRASILEIRA-PELAS-LENTES-DOS-ELEMENTOS-PROVOCADORES-NO-CELPE-BRAS. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes