AS DIFERENTES ABORDAGENS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE GOVERNO NA QUÍMICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AS DIFERENTES ABORDAGENS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE GOVERNO NA QUÍMICA
Autores
  • Marvin Massal Soares
  • Caroline Oliveira de Souza
  • Guilherme da Cruz Pimentel
  • Ygor Velloso Tavares
  • Nathália de Almeida Leite da Silva
  • Priscila Tamiasso Martinhon
  • Célia Regina Sousa da Silva
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Química
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319784-as-diferentes-abordagens-no-estudo-de-equacoes-de-governo-na-quimica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Equações de governo, Metodologias
Resumo
Os processos em que ocorrem transferências de massa na mecânica dos fluidos podem ser representados por Equações de Governo (SOUZA, 2000). Algumas dessas equações são regidas pelas Leis de Conservação de Massa, de Energia e de Quantidade de Movimento (SOUZA, 2000). Elas são aplicadas a quantidades de matéria fixas e se estendem às regiões compostas por volumes de controle (SOUZA, 2000). As origens desses conceitos datam da era do pensamento cosmológico, sendo Tales de Mileto (624-546 a. C.) o precursor das discussões sobre a origem do Universo baseando-se na filosofia e rompendo as barreiras da mitologia da sociedade grega. A ciência é uma ferramenta complexa que auxilia no entendimento dos fenômenos naturais visando a comprovação empírica através de meios físicos (SILVEIRA; NUNES; SOARES, 2013). Entretanto, durante estudos nos cursos de Licenciatura envolvendo as Equações de Governo, pode haver a falta de exemplificação e contextualização histórica (LOGUERCIO; DEL PINO, 2006). Nesse sentido, realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de promover uma discussão sobre a necessidade de se trabalhar a construção histórica em torno das Leis de Conservação e as relações matemáticas estabelecidas pelas Equações de Governo em sala de aula. Dessa forma, este trabalho foi desenvolvido com objetivo de familiarizar os alunos de iniciação científica envolvidos com o projeto “Estudos sobre Perfis de Viscosidade considerando um Eletrodo de Disco Rotatório” com conceitos associados às Leis de Conservação de Massa, de Energia e de Quantidade de Movimento e às Equações de Governo associadas a elas ao considerarmos um fluido newtoniano. Ademais, promover formas de abordagens para um maior entendimento sobre a origem e aplicabilidade dessas equações entre os graduandos de cursos de Licenciatura e alunos do Ensino Básico. A partir dessas discussões, chegou-se a alguns resultados e considerações. Através da análise de diversas referências bibliográficas, foi possível identificar que grande parte dos discentes veem as Equações de Governo apenas como regras e verdades absolutas, e acabam desconsiderando sua aplicabilidade no cotidiano. Porém, novas metodologias surgem para quebrar esses paradigmas. Algumas das atividades promovidas para um maior entendimento de tais equações são: experimentação, estudo de caso, realização de projetos e a contextualização histórica. Todas essas atividades contribuem para um melhor entendimento da importância do processo de construção das Equações de Governo. Logo, foi possível identificar aplicações das Equações de Governo nas Leis de Conservação na área da Química. Além disso, houve uma promoção da eficiência da aplicação de metodologias ativas e a contextualização histórica durante o estudo desses conteúdos. Tais ações promoveram um melhor entendimento discente de que as Equações de Governo não são apenas fórmulas e cálculos matemáticos. Dessa forma, tem-se um aprendizado mais significativo. Referências: LOGUERCIO, Q. R.; DEL PINO, J. C. Contribuições da História e da Filosofia da Ciência para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química / History and philosophy of science contributions to the construction of scientific knowledge in chemistry. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 1, p. 67-78, 2006. SILVEIRA, L. F.; NUNES, P.; SOARES, A. C. Simulações virtuais em química. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 18, n. 2, p. 131-148, jun./dez. 2013. SOUZA, J. A. Implementação de um método de volumes finitos com sistema de coordenadas locais para a solução acoplada das equações de Navier-Stokes. 2000. 112 . Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Marvin Massal et al.. AS DIFERENTES ABORDAGENS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE GOVERNO NA QUÍMICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319784-AS-DIFERENTES-ABORDAGENS-NO-ESTUDO-DE-EQUACOES-DE-GOVERNO-NA-QUIMICA. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

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