OS CAMINHOS DA ELETROQUÍMICA POR UM OLHAR CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
OS CAMINHOS DA ELETROQUÍMICA POR UM OLHAR CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO.
Autores
  • Guilherme da Cruz Pimentel
  • Caroline Oliveira de Souza
  • Ygor Velloso Tavares
  • Marvin Massal Soares
  • Célia Regina Sousa da Silva
  • Priscila Tamiasso Martinhon
  • Nathália de Almeida Leite da Silva
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Química
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319778-os-caminhos-da-eletroquimica-por-um-olhar-cientifico-e-pedagogico
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
História da Ciência, Licenciandos em Química, Contextualização
Resumo
A Eletroquímica, além de uma área de estudo da Físico-Química, também é um exemplo de constructo humano sobre o conhecimento científico. Entre os marcos mais antigos, cabe pontuar as observações acerca da polarização feitas por Tales de Mileto (Grécia Antiga) ao friccionar dois objetos (TOLENTINO; FILHO, 2000). Outros cientistas de diferentes segmentos desenvolveram saberes fundamentais para o avanço da área. O objetivo do presente trabalho é apresentar a construção de um olhar interdisciplinar de licenciandos em química - bolsistas do projeto “Estudos de Perfis de Viscosidade considerando um Eletrodo de Disco Rotatório” – ao fazerem um resgate histórico para contextualizar a temática de sua Iniciação Científica (IC) e tornar a aprendizagem do conteúdo mais atrativo. O tema surgiu mediante a realização de revisões bibliográficas no semestre 2019/2. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas teóricas associadas a Eletroquímica, tendo por foco a construção dessa área de conhecimento e as personalidades que contribuíram para isso. Dessa forma, procurou-se trazer para o âmbito educacional tais discussões além de tratar o tema em uma abordagem de construção científica. Analisando materiais bibliográficos associados a Eletroquímica verificou-se uma constante discussão enfatizada nas reações de oxirredução, balanceamento e tipos de células eletroquímicas, mas pouco se fala sobre a História e Filosofia da Ciência em torno de tais conceitos. Os relatos históricos presentes na construção desses conhecimentos se encontram em maiores detalhes em trabalhos publicados na forma de artigos. Analisando esses materiais, observa-se que entre os principais autores dessa longa jornada destacam-se: Benjamin Franklin e Michael Faraday, com seus estudos sobre eletricidade; Luigi Galvani, no uso da eletricidade para fins terapêuticos; Jons Jacob Berzelius, associando a eletricidade às reações químicas; e Joseph J. Thomson, descobridor do elétron (GONÇALVES; MARTINHON; SOUSA, 2015). Observou-se que, além de se investigar a parte histórica, é fundamental levantar o questionamento de “como se deve ensinar eletroquímica sem excluir a história por trás das descobertas”. Mediante as pesquisas e discussões, verificou-se a importância de associar a construção científica com práticas pedagógicas que estimulem a autonomia e protagonismo do aluno - como a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), estudos de casos, ensino híbrido, entre outros. A partir desse trabalho verificou-se detalhes associados à história científica desconhecidos ou superficialmente conhecidos pelos envolvidos. Referências: GONÇALVES, A. C. S. et al. Nos passos da eletroquímica: cientistas e seus legados. In: Scientiarum Historia. Rio de Janeiro, 2015. TOLENTINO, M.; FILHO, R. C. R. O bicentenário da invenção da pilha elétrica. Química Nova na Escola. 2020. n. 11.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIMENTEL, Guilherme da Cruz et al.. OS CAMINHOS DA ELETROQUÍMICA POR UM OLHAR CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319778-OS-CAMINHOS-DA-ELETROQUIMICA-POR-UM-OLHAR-CIENTIFICO-E-PEDAGOGICO. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes