EXPERIÊNCIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE CESTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE CESTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Andreia Alves Lindoso
  • Layssa Ramos Maia de Almeida
  • Beatriz Gomes De Souza
  • Carolina Soares de Carvalho
  • Izabela Caroline Schaus Abreu
  • Luiz Fernando da Costa Petersen
  • Jaqueline Menezes da Matta
  • Felipe Addor
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Tecnologia (CT)/Outros
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319769-experiencias-de-comercializacao-de-cestas-da-agricultura-familiar-no-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
comercialização, mercado de orgânicos, agricultura familiar, Rio de Janeiro
Resumo
O mercado de orgânicos, principalmente nos grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro, vem crescendo a cada ano e pode ser visto como fruto de uma demanda da sociedade por uma alimentação saudável e por uma necessidade de dar maior visibilidade para a agricultura familiar. As organizações que comercializam produtos orgânicos e agroecológicos representam um canal de escoamento da agricultura familiar e viabilizam esses produtos aos consumidores, apresentando diferentes propósitos e perspectivas de inserção no mercado (UENO et al, 2016). A pesquisa teve como propósito mapear as organizações atuantes na comercialização de de cestas no território carioca, a fim de compreender seu contexto de surgimento, suas estruturas logísticas, administrativas e suas perspectivas de atuação. Esse trabalho foi realizado através da parceria entre os projetos de extensão Campo-Cidade: fortalecendo coletivos de trabalho da Reforma Agrária (SOLTEC/UFRJ) e Assessoria Técnica aos Coletivos de Produção da Agricultura Familiar (DEP/UNIRIO) durante o período de novembro de 2019 à julho de 2020 e envolveu estudantes de graduação, mestrandos e professores das duas universidades. O estudo foi realizado em quatro partes: a primeira consistiu em uma pesquisa através da internet para identificar as organizações que constituíam esse mercado; a segunda baseou-se a realização de entrevistas semi-estruturadas com 6 dessas organizações; a terceira teve como foco a discussão dos conceitos pertinentes a esse campo; e, por fim, a quarta consistiu na análise e síntese das informações coletadas para elaboração do relatório de pesquisa. A partir da análise dessas informações, foi construída uma tipologia que destaca três grupos com características distintas. No Grupo 1, estão as organizações focadas em criar e conectar redes de consumidores a produtores; no Grupo 2, as que se constituem como instrumentos políticos de movimentos sociais; e no Grupo 3, as que operam como agentes intermediadores entre produtores e consumidores. Foi possível, assim, identificar e destacar as diversas contribuições dessas organizações para o fortalecimento da agricultura familiar, ressaltando as particularidades de seus objetivos e perspectivas de atuação. O projeto que buscou articular pesquisa e extensão preocupou-se em contribuir para a formação dos estudantes envolvidos. O trabalho de pesquisa de campo, revisão bibliográfica, debate coletivo e análise dos resultados foram importantes momentos de amadurecimento acadêmico e pessoal, deixando-os não apenas mais preparados para o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos acadêmicos, mas também com uma maior capacidade de reflexão crítica sobre a realidade e sobre sua própria prática profissional. Referência Bibliográfica UENO, V. A. et al. Estratégias de comercialização da agricultura familiar: estudos de caso em assentamentos rurais do estado de São Paulo. In: Embrapa Meio Ambiente-Artigo em anais de congresso. In: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 7., 2016, Araraquara.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINDOSO, Andreia Alves et al.. EXPERIÊNCIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE CESTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319769-EXPERIENCIAS-DE-COMERCIALIZACAO-DE-CESTAS-DA-AGRICULTURA-FAMILIAR-NO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 13/02/2025

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