PAISAGEM SONORA, MEMÓRIA E CULTURA – REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E PARTICIPATIVAS.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PAISAGEM SONORA, MEMÓRIA E CULTURA – REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E PARTICIPATIVAS.
Autores
  • Monique Passos Iodice
  • Aline Ourique Toledo (colaboradora)
  • Victoria Ferreira Robadey Carvalho
  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319765-paisagem-sonora-memoria-e-cultura--representacoes-contemporaneas-e-participativas
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Paisagem Sonora, Cartografia Sonora, Mapeamento Participativo
Resumo
A pesquisa aborda as relações estabelecidas entre a paisagem construída visível e a sonora invisível das cidades presentes no espaço livre público, palco das diversas representações urbanas e culturais da sociedade. O trabalho envolve o acervo dos sons da Cidade do Rio de Janeiro, reunido e sistematizado, ao longo de 10 anos. Neste período, destacam se três dinâmicas: (1) as representações cartográficas literárias; (2) os lugares sonoros da atualidade; e (3) as experiências participativas. A primeira, o Mapa Literário, registra os sons coletados na literatura em diferentes épocas. A segunda, coleta gravações e imagens contemporâneas dos diferentes lugares da Cidade. A terceira foi a experiência adquirida em “Conhecendo a UFRJ 2018”, que possibilitou ludicamente a escuta interativa dos alunos do ensino médio. Assim, o objetivo geral é a divulgação dos sons da Cidade do Rio de Janeiro demonstrando a sua relevância na construção e identificação dos espaços públicos urbanos e como objetivos específicos têm se a criação de um mapa sonoro contemporâneo e a ampliação da participação da sociedade. Procedimentos Metodológicos: O trabalho incorpora procedimentos das três dinâmicas acima citadas. Da primeira, traz-se a experiência da representação cartográfica georeferenciada e a classificação de Schafer (1994) e Rego (2011) em grupos sonoros, que são considerados a reunião de eventos sonoros produzidos por diferentes fontes (humano, tráfego, animais etc), reconhecidos em situações semelhantes de contexto histórico da cidade. Da segunda, agrega se o acervo sonográfico e iconográfico dos passeios sonoros realizados pelos pesquisadores, nos diferentes lugares cariocas, com base na definição de Truax “um melhor indicador do caráter das qualidades do ambiente pode ser derivado de contagens de sons tomadas em locais selecionados em horas representativas do dia, ou durante um 'passeio sonoro' em torno de uma determinada área” (2001, p.72). Desses passeios sonoros serão incorporados na cartografia apenas aqueles considerados marcos sonoros, sons de valor patrimonial capazes de identificar as diferentes ambiências urbanas. Da terceira, incorpora se a memória sonora pessoal e se expande o acervo com novas testemunhas auditivas - “público leigo”, diferente dos pesquisadores envolvidos no trabalho. Deste modo, o trabalho se desenvolveu nas seguintes etapas: 1) Seleção de marcos sonoros que caracterizam determinados ambientes urbanos, dentre o banco de dados desenvolvido pela pesquisa em seus passeios sonoros; 2) Elaboração de questionário para coleta de sons e imagens em plataforma digital, divulgada junto aos alunos da FAU e interessados; 3) Criação de vídeos incorporando som e imagem dos marcos sonoros; 4) Elaboração de uma planilha seguindo os critérios de fontes sonoras e testemunhas sonoras (pesquisadores e participantes); 5) Criação de mapa sonoro com o georreferenciamento dos vídeos e filtros interativos sobre os grupos sonoros e testemunhas auditivas; 6) Divulgação do mapa no site da pesquisa (http://www.riosoundscape.com/). Resultados esperados: Os resultados alcançados têm por hipótese dar o início a uma fase de construção coletiva e visualização da base de dados sonoros da Cidade do Rio de Janeiro, além da conscientização para diferentes paisagens, divulgação da pesquisa e aproximação entre a Academia e o público leigo. Referências bibliográficas: REGO, Andrea Queiroz.Os sons como elementos de qualificação do ambiente – Uma metodologia de registro e armazenagem. Búzios: Anais do XI ENCAC Encontro Nacional de Conforto do Ambiente Construído e do VII ELACAC Encontro Latino Americano de Conforto do Ambiente Construído, 2011. SCHAFFER, R. Murray. The soundscape – our sonic environmental and tuning of the world. Rochester: Destiny, Book, 1994. TRUAX, Barry. Acoustic Communication. Westport: Ablex, 2001.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

IODICE, Monique Passos et al.. PAISAGEM SONORA, MEMÓRIA E CULTURA – REPRESENTAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E PARTICIPATIVAS... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319765-PAISAGEM-SONORA-MEMORIA-E-CULTURA--REPRESENTACOES-CONTEMPORANEAS-E-PARTICIPATIVAS. Acesso em: 10/02/2025

Trabalho

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