SHOPPING BOULEVARD CAMPOS. UM LOCUS DE SOCIABILIDADE URBANA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
SHOPPING BOULEVARD CAMPOS. UM LOCUS DE SOCIABILIDADE URBANA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
Autores
  • Thiago Inácio Gomes
  • William Ribeiro da Silva
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geografia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319710-shopping-boulevard-campos-um-locus-de-sociabilidade-urbana-em-campos-dos-goytacazes-(rj)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Sociabilidade, Shopping Center, Centralidade, Reestruturação
Resumo
O presente estudo, ainda em estágio inicial, versa sobre as sociabilidades urbanas presentes no Shopping Boulevard Campos, instalado no município Campos de Goytacazes (RJ), que encontra-se em um contexto de reestruturação urbano-regional. O município de Campos já não é mais composto por um único centro, ele exprime uma morfologia complexa, marcada pela existência de vários centros comerciais com expressiva concentração de atividades comerciais e de serviços, localizadas em shopping centers. Esse processo de reestruturação da cidade é fruto, em grande parte, da formação de novas áreas de concentração de atividades comerciais e do desenvolvimento tecnológico no transporte e na comunicação. Segundo Bienenstein (2001, p.96) os shopping centers (re)definem a centralidade, (re)valorizam as áreas de seu entorno e engendram novas possibilidades, isso mostra a potencialidade desse empreendimento na produção de policentralidades e atratividades que, de certa maneira, impulsiona a sociabilidade nesses locais. Segundo Capozzi (2002, p.7 ), o shopping center constitui um equipamento de lazer que muitas vezes substitui os espaços verdes naturais, ou seja, é possível perceber o crescimento da utilização dos espaços destes de maneira ressignificada, na busca pelo lazer. Esses espaços são considerados elementos importantes para a produção de centralidades. Analisando os shoppings centers na sociedade capitalista como um espaço privado de consumo, o lazer tem aparecido intencionalmente como suporte para o consumo. Neste processo inicial da pesquisa foi realizado, por meio de leitura de artigos, uma contextualização histórica sobre o município de Campos, buscando o entendimento das modificações ocorridas naquele espaço que podem ter afetado a dinâmica da sociabilidade. Além disso, tenho procurado compreender meu objeto de estudo mediante o entendimento de grandes autores acerca das dinâmicas que regem o shopping center e das consequências da reestruturação para o indivíduo, sobretudo no que tange à sociabilidade. O objetivo desta pesquisa é identificar os espaços de lazer e entretenimento promovidos pelo Shopping Boulevard Campos e analisar as motivações do uso do shopping como um lugar de sociabilidade e lazer. Além disso, deseja-se verificar o perfil socioeconômico do público, apurando, também, a relação com as diferentes atividades realizadas dentro do empreendimento. No que se refere aos procedimentos metodológicos, serão realizados questionários, entrevistas e conversas informais com intuito de traçar o perfil dos frequentadores, em possíveis atividades realizadas. Ademais, em um segundo momento, pretende-se entrevistar o administrador do shopping, visando investigar a existência de uma lógica que estimule a permanência das pessoas em determinadas atividades. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BATISTA, Péricles Alves et al. O Boulevard Shopping Center e a formação de uma Nova Centralidade em Campina Grande-PB. 2011. KAPROW, Allan; DE ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro. Shopping Centers: a construção de territórios de consumo na pós-modernidade, 2006.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Thiago Inácio; SILVA, William Ribeiro da. SHOPPING BOULEVARD CAMPOS. UM LOCUS DE SOCIABILIDADE URBANA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319710-SHOPPING-BOULEVARD-CAMPOS-UM-LOCUS-DE-SOCIABILIDADE-URBANA-EM-CAMPOS-DOS-GOYTACAZES-(RJ). Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes