UMA APLICAÇÃO DE ÁLGEBRA DE CONJUNTOS NA MÚSICA A PARTIR DE HERMA, DE IANNIS XENAKIS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
UMA APLICAÇÃO DE ÁLGEBRA DE CONJUNTOS NA MÚSICA A PARTIR DE HERMA, DE IANNIS XENAKIS
Autores
  • Luan Simões Cardoso
  • Petrucio Viana
  • Pauxy Gentil Nunes Filho
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Música
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319699-uma-aplicacao-de-algebra-de-conjuntos-na-musica-a-partir-de-herma-de-iannis-xenakis
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Álgebra Booleana, Álgebra de Conjuntos, Xenakis, Herma
Resumo
As relações entre música e matemática são objeto de estudo de uma variada gama de pesquisadores. Das estruturas lógicas mais simples às mais sofisticadas, a música vem sendo cada vez mais associada à aspectos matemáticos formais. Neste contexto, Iannis Xenakis foi um autor de destaque ao desbravar este campo, ainda pouco explorado à época. Em seu livro Formalized Music, originalmente de 1963, o autor explora diversos métodos de composição que assimilam, entre outros temas, noções de estocástica, teoria dos jogos e álgebra booleana, conceitos que ainda floresciam para o universo da composição musical naquele momento. Neste trabalho temos como objetivo principal analisar o método de composição apresentado por Xenakis no capítulo VI de Formalized Music (XENAKIS, 1992), que culminou na criação da obra Herma, para piano solo. A partir das análises realizadas por Eugene Montague (MONTAGUE, 1995) e Robert Wannamaker (WANNAMAKER, 2001), investigamos os acertos e erros do compositor no seu intuito primário de relacionar álgebra booleana e música. Efetuamos, também, os primeiros passos na busca de outros caminhos pelos quais Xenakis poderia ter concretizado suas intenções. Para este fim, desenvolvemos um programa para a geração de novas obras que utiliza o método criado por Xenakis. Este programa permite a alteração de parâmetros específicos, para uma melhor investigação das características da partitura original. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MONTAGUE, E. The Limits of Logic: Structure and Aesthetics in Xenakis's Herma. ex tempore, 1995. v.7, n.2. Disponível em: <http://www.ex-tempore.org/montague/index.htm>, acesso em 07 de nov. de 2020. WANNAMAKER, R.. Structure and Perception in Herma by Iannis Xenakis. Music Theory Online, 2001. v.7, n.3. Disponível em: <https://mtosmt.org/issues/mto.01.7.3/mto.01.7.3.wannamaker.html>, acesso em 08 de nov. de 2020. XENAKIS, I. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Nova York: Pendragon Press, 1992.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Luan Simões; VIANA , Petrucio Viana ; FILHO , Pauxy Gentil Nunes Filho . UMA APLICAÇÃO DE ÁLGEBRA DE CONJUNTOS NA MÚSICA A PARTIR DE HERMA, DE IANNIS XENAKIS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319699-UMA-APLICACAO-DE-ALGEBRA-DE-CONJUNTOS-NA-MUSICA-A-PARTIR-DE-HERMA-DE-IANNIS-XENAKIS. Acesso em: 15/02/2025

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