AS RUÍNAS DE SÃO PAULO: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOCULTURAL DE MACAU A PARTIR DA FACHADA DA IGREJA MADRE DE DEUS.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AS RUÍNAS DE SÃO PAULO: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOCULTURAL DE MACAU A PARTIR DA FACHADA DA IGREJA MADRE DE DEUS.
Autores
  • Raysa Ortiz Blyth
  • Fábio Frohwein de Salles Moniz
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319695-as-ruinas-de-sao-paulo--uma-interpretacao-sociocultural-de-macau-a-partir-da-fachada-da-igreja-madre-de-deus
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
arquitetura, transculturação, colonialismo.
Resumo
Esta apresentação visa expor alguns resultados de nossa pesquisa realizada junto ao Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) em parceria com o Instituto Internacional de Macau (IIM). O objetivo da nossa pesquisa é revelar uma possibilidade de leitura do programa iconográfico da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau (China) para além da narrativa judaico-cristã, mas sem desconsiderá-la. Nossa proposta parte da premissa de que os eventos históricos determinaram o contexto de concepção da obra, evidenciamos que não só os fatores religiosos se refletiram nessa arquitetura, mas também mercantis, pedagógicos, linguísticos, culturais e étnicos. Sob esse panorama, identificamos que o trânsito cultural que vinha se intensificando em ocasião das expedições no continente asiático proporcionou o surgimento de elementos na fachada da referida igreja, que foram afetados pelo processo de transculturação. Nesse sentido, como forma de nos distanciarmos de uma leitura monocular da fachada, recorremos à fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty como fundamento para essas interpretações que consideram as diferenças culturais como determinantes no ato de experimentação da obra (PONTY, 1999). Consequentemente, o trabalho passa a considerar não só o espectador dos séculos XVI e XVII, mas também o espectador da atualidade, visto que uma obra de arte pode se ressignificar, pois não atravessa o tempo mantendo somente os significados de outrora. Metodologicamente, estruturamos o trabalho em duas macro etapas: a) utilização do método iconográfico de Erwin Panofsky (PANOFSKY, 2011); b) a interpretação. Na primeira etapa, buscamos revelar os resultados do método iconográfico referente à fachada que já foram consolidados por outros autores que analisaram essa obra anteriormente, mas acrescentando comentários e novas contribuições. Em paralelo a isso, buscamos também identificar quais dos elementos analisados também estão presentes na cultura chinesa, para que, na etapa seguinte, fosse possível articular essas informações aos preceitos da fenomenologia e da transculturação. Na segunda etapa, reunimos as informações coletadas na primeira etapa para desenvolver uma narrativa que não negligencia as ambiguidades semânticas e semióticas presentes na fachada estudada. Para isso, não excluímos as questões coloniais imbricadas nas operações que envolvem a atuação dos portugueses em Macau, dando lugar também às discussões sobre o orientalismo e a construção do Ocidente e do Oriente, assunto discutido e aprofundado por Edward Said (SAID, 2007). Todos esses aspectos, por fim, se traduzem na fachada da Igreja da Madre de Deus, revelando características das transformações socioculturais de Macau. Bibliografia: PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2011. PONTY, Merleau. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BLYTH, Raysa Ortiz; MONIZ, Fábio Frohwein de Salles. AS RUÍNAS DE SÃO PAULO: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOCULTURAL DE MACAU A PARTIR DA FACHADA DA IGREJA MADRE DE DEUS... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319695-AS-RUINAS-DE-SAO-PAULO--UMA-INTERPRETACAO-SOCIOCULTURAL-DE-MACAU-A-PARTIR-DA-FACHADA-DA-IGREJA-MADRE-DE-DEUS. Acesso em: 08/02/2025

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