O DESIGN E O VERNACULAR: APROPRIAÇÕES E REFLEXÕES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O DESIGN E O VERNACULAR: APROPRIAÇÕES E REFLEXÕES
Autores
  • Eric Bernardo de Paulo
  • Fernanda de Abreu Cardoso
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Outros
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319678-o-design-e-o-vernacular--apropriacoes-e-reflexoes
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
DESIGN, DESIGN VERNACULAR, APROPRIAÇÕES, HIBRIDAÇÕES
Resumo
Este trabalho, ainda em desenvolvimento, se insere em uma das frentes de pesquisa contempladas pelo projeto “Design vernacular: o design como produção social”. O projeto original teve que ser adaptado neste trabalho por conta da pandemia da COVID19 e distanciamento social. Etapas de pesquisa de campo, inicialmente previstas, como o registro de letreiros populares nas ruas do Rio de Janeiro e entrevistas com seus produtores, foram deixadas de lado nesse momento. Assim, partindo de leituras iniciais de trabalhos sobre o tema do “design vernacular” de autores, como CARDOSO (2010) e FINIZOLA (2010), foi priorizada a reflexão teórica com pesquisas bibliográficas e busca virtual por, por exemplo, imagens de objetos/produtos de design que se inspiram no vernacular. Entendendo o design como produto social e cultural, discutiremos o recente interesse do campo do design institucionalizado pelas produções ditas “vernaculares”, no Brasil, mais especificamente questões referentes à apropriação de elementos vernaculares pelas práticas do design formal, tendo como principal referencial teórico para o tema das hibridações culturais CANCLINI (2000). Essas manifestações, de caráter popular, são de certa forma, similares ao design do campo “oficial”, mas são segregadas dele e por ele e, ao mesmo tempo, apropriadas, quando conveniente. Neste trabalho serão trazidos alguns pontos de reflexão e questionamentos relativos ao tema, tendo como base a compreensão das existentes relações de poder do campo formal (ligado à cultura hegemônica e às classes dominantes da sociedade) sobre essas produções populares marginalizadas. Analisaremos produções do campo do design institucionalizado, tais como roupas, objetos de decoração e peças gráficas que se apropriam do "design vernacular". Também, serão apresentadas e debatidas algumas das visões predominantes no meio acadêmico, que, no geral, tendem a encarar essas apropriações de maneira positiva. Exploraremos a questão do valor simbólico de identidade local ou nacional (“brasilidade”) que, muitas vezes, é vinculado ao vernacular/popular e pode se relacionar a uma busca por uma “tradição de design brasileira”. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2000. CARDOSO, Fernanda de Abreu. O universo simbólico do design gráfico vernacular. 2010. Tese de Doutorado. Doutorado em Design, PUC-Rio, Rio de Janeiro. FINIZOLA, Fátima. Tipografia Vernacular Urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Ed. Blucher, 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULO, Eric Bernardo de; CARDOSO, Fernanda de Abreu. O DESIGN E O VERNACULAR: APROPRIAÇÕES E REFLEXÕES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319678-O-DESIGN-E-O-VERNACULAR--APROPRIACOES-E-REFLEXOES. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes