A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MEDIADORES LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (UFRJ)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MEDIADORES LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (UFRJ)
Autores
  • Alberto Pessoa de Souza Junior
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geociências
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319659-a-relacao-museu-escola-sob-a-otica-dos-mediadores-licenciandos-em-geografia-do-museu-da-geodiversidade-(ufrj)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Educação em Museus; Escola; Geociências; Ensino de Geografia
Resumo
O museu é visto como um espaço de educação não formal o qual carrega como parte de sua missão promover o encantamento das pessoas, despertar curiosidades e também engajá-las para repensar criticamente a realidade que as cercam. Já a escola é considerada um espaço formal marcado por responsabilidades mais rígidas e melhor delimitadas que se materializam através de provas e currículos pensados para certificar os alunos e suas aprendizagens (MARANDINO et al., 2008). Embora sejam duas instituições bastante tradicionais e facilmente reconhecidas pela sociedade como lugares distintos, costumam sofrer certa confusão para com suas missões, tendo seus objetivos, peculiaridades e pedagogias tratados e utilizados de maneira igual, ou ainda, marcados pela subordinação do museu perante a escola, uma vez que esta tem maior penetração social e um público cativo por longos períodos. Quando paramos para estudar tal fato, percebemos que a forma como a escola funciona, isto é, sua rigidez, cobranças e formalidade, acaba sendo reproduzida dentro do museu, ora pelos alunos visitantes, ora pelo próprio mediador do acervo e das exposições. Acreditamos que muitos dos mediadores trazem para esse trabalho suas experiências como alunos e, no caso de estudantes de algum curso de Licenciatura, também levam o que aprendem na sua preparação profissional para dentro do museu em um processo que podemos chamar de escolarização do museu. Para Lopes (1991), isso seria algo próximo a esquecer que o espaço museal tem sua própria dinâmica de funcionamento e fazer com que ele funcione nos moldes mais engessados da escola. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a analisar como os licenciandos em Geografia que atuaram no Museu da Geodiversidade (UFRJ) entre 2016 e 2019 percebem a relação entre museu e escola. No que se refere à metodologia da pesquisa, um questionário on-line foi aplicado a seis desses estudantes ou ex-estudantes com o objetivo de levantar dados qualitativos para construir o perfil do mediador e suas perspectivas sobre a relação museu-escola. Na análise do formulário online foi percebido que ideias referentes ao processo de escolarização do museu se mantêm fortes nos discursos tanto dos mediadores mais antigos quanto dos mais novos na instituição. Mas, existe um ponto importante a ser ressaltado: as respostas demonstraram uma diferença significativa entre os mediadores que participaram dos treinamentos, tendo este grupo demonstrado uma visão mais crítica acerca dos papéis educacionais da escola e do museu. A realização desta pesquisa, com um pequeno grupo, traz informações relevantes para o início da discussão da temática na licenciatura em geografia. E coloca a necessidade de mais estudos com uma maior população, tendo como objetivo compreender e buscar soluções para o fenômeno. LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus: Concepções educacionais que convivem nas experiências de educação em museus. Educação e sociedade, Brasília, DF, n. 40, p. 443-455, 1991. MARANDINO, Martha (Org). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008. Disponível em: <https://www.academia.edu/7869590/Educa%C3%A7%C3%A3o_em_museus_a_media%C3%A7%C3%A3o_em_foco>. Acesso em: 10 nov. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Alberto Pessoa de Souza. A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA SOB A ÓTICA DOS MEDIADORES LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA DO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (UFRJ).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319659-A-RELACAO-MUSEU-ESCOLA-SOB-A-OTICA-DOS-MEDIADORES-LICENCIANDOS-EM-GEOGRAFIA-DO-MUSEU-DA-GEODIVERSIDADE-(UFRJ). Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

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