BIOSSEGURANÇA NO RETORNO DE AULAS PRÁTICAS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
BIOSSEGURANÇA NO RETORNO DE AULAS PRÁTICAS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19
Autores
  • Nadine Tonelli Cavalari
  • Júlia Veiga Nunes
  • Rafaella Fonseca do Nascimento Almeida
  • Bianca Ortiz
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319638-biosseguranca-no-retorno-de-aulas-praticas-no-cenario-da-pandemia-da-covid-19
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Biossegurança, COVID-19, aulas práticas
Resumo
A COVID-19 pode se disseminar entre humanos principalmente através do contato direto entre gotículas emitidas de indivíduos infectados e indivíduos saudáveis. Outras formas de transmissão incluem o contato com superfícies contaminadas, a transmissão aérea por aerossóis e a via feco-oral (Morawska & Milton, 2020). Acredita-se que além de indivíduos sintomáticos, os pré-sintomáticos ou assintomáticos sejam potenciais transmissores da doença (Ferretti et al., 2020). O SARS-CoV-2 é principalmente transmitido através de gotículas, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala e suas gotículas são inaladas ou entram em contato direto com mucosas. Embora essas gotículas tenham baixo tempo de permanência no ar (3h), o depósito sobre superfícies constitui a via de contaminação indireta. A sobrevivência do SARS-CoV-2 em superfícies depende da natureza do material, temperatura e umidade relativa do ar e da presença de raios ultravioletas. Devido a implementação de medidas para reduzir a taxa de transmissibilidade houve a necessidade de fechamento de Escolas e Universidades. A educação foi severamente impactada na pandemia, sendo necessária a migração de aulas para o ambiente virtual. Na UFRJ as aulas foram interrompidas por um período de 5 meses e o retorno foi priorizado para disciplinas teóricas. A realização de atividades práticas, que demandam a necessidade de laboratórios, foi inviabilizada. Considerando a pandemia, este trabalho visa avaliar a infraestrutura dos laboratórios de aulas práticas do Centro de Ciências da Saúde a fim de identificar as condições de biossegurança para o retorno de atividades. Foram avaliadas as condições estruturais dos 31 laboratórios de aulas práticas do CCS por meio de investigação dos relatórios e mapas de risco da coordenação de biossegurança do CCS. Considerando que a ventilação natural constitui um pré-requisito para mitigar os riscos de transmissão da COVID-19 foi realizado o levantamento da presença de janelas nos laboratórios. Foram identificadas janelas viáveis em apenas 29,05% dos laboratórios, no entanto 38,70% relataram possuir janelas com algum dano ou impedidas de realizar abertura. Outro aspecto importante é que 37,5% dos laboratórios analisados estão localizados no subsolo, não permitindo a renovação de ? do ar interno da sala, sendo classificados como áreas vermelhas e amarelas, respectivamente. Ambientes nestas classificações demandam a utilização de Equipamentos de Proteção Individual para a minimização dos riscos de transmissão do SARS-CoV-2. Foi determinado o número máximo de pessoas que podem utilizar os laboratórios com segurança, bem como foi estabelecido os EPI necessários para as aulas práticas. O conhecimento sobre os múltiplos riscos existentes nos laboratórios por meio da análise dos mapas de risco norteou a tomada de decisões. Embora a recomendação de retorno ainda precise aguardar a diminuição da transmissibilidade, sugere-se que as unidades realizem avaliação prévia a fim de permitir o retorno seguro às atividades. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Morawska,L., Milton, D. K. (2020) It is Time to Address Airborne Transmission of COVID-19. Clinical Infectious Diseases, https://doi.org/10.1093/cid/ciaa939 Ferreti, L., et al. Quantifying SARS-CoV-2 transmission suggests epidemic control with contact tracing. Research Article Summary, 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALARI, Nadine Tonelli et al.. BIOSSEGURANÇA NO RETORNO DE AULAS PRÁTICAS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319638-BIOSSEGURANCA-NO-RETORNO-DE-AULAS-PRATICAS-NO-CENARIO-DA-PANDEMIA-DA-COVID-19. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

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