A PERCEPÇÃO DO CORPO EM CENA: AS RELAÇÕES DOS CORPOS NA EXPERIÊNCIA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A PERCEPÇÃO DO CORPO EM CENA: AS RELAÇÕES DOS CORPOS NA EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Aruam Galileu Pereira Santos
  • Marina Fernanda Elias Volpe
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319625-a-percepcao-do-corpo-em-cena--as-relacoes-dos-corpos-na-experiencia
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
percepção, dança, teatro, corpo.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir a percepção do corpo em cena, pensando a dança contemporânea e o teatro, na relação palco e plateia, as informações que este corpo contém e emite, as ligações do significado do corpo artístico, a partir das representações, signos, memória e estímulos cinestésicos do corpo em cena, entre outros estudos que buscam explicar como se dá a comunicação do interprete com o espectador, propondo a abstenção dos pensamentos cartesianos, e pensando na transdiciplinariedade desse assunto. Como o corpo em cena é capaz de atravessar o outro e produzir múltiplas leituras? De onde parte essas traduções vindas tanto do artista quanto de quem o assiste? De perguntas como estas é que se propõe este estudo. Trata-se de uma pesquisa da percepção das artes do corpo cênico do teatro e da dança contemporânea ocidental. O corpo é por si só concebido por diversos símbolos, figuras, signos, cultura e expressividade, podemos dizer que em todo o tempo ele está assumindo significados e dialogando com o outro, com o meio e cultura em que está inserido. Se em todos os lugares este corpo passa a ser interpretado, mais interpretações ele poderá obter estando em cena. Partindo dos estudos de percepção cinestésica, filosofia, fenomenologia e até mesmo da neurociência, se apoiando em autores como Hubert Godard, Constantin Stanislavski, Merleau-Ponty, Rudolf Laban, entre outros, a proposta desta pesquisa é dialogar com esses escritores, entendendo que cada tema percorrido oferece material para diversas pesquisas, e que dificilmente poderíamos entrar na profundidade deles nesse trabalho, porém investigando as suas relações e individualidades que compõe a experiência proposta aqui. Pensando o corpo em cena e a sua relação com o expectador no lugar da experiência, do vivenciar, essa por sua vez como conhecimento, nos abstemos dos pensamentos cartesianos que separam o corpo e pensamento, que negligência o sentir como um todo, poderemos chegar de fato a uma compreensão que não ignore a multiplicidade e as diferentes formas de perceber, o corpo do interprete e expectador passarão a existir na experiência, no encontro, “não tenho outro meio de conhecer o corpo humano senão vivê-lo” (Merleau-Ponty, 1999, p.269). Esse estudo propõe que o corpo em cena é percebido por múltiplos fatores, tanto no interprete quanto no expectador, que podem ser pensados de forma sistemática e não cartesiana. Entendendo o corpo como protagonista do conhecimento, é pelo corpo que aprendemos desde que nascemos, que as ideias de: memória, cinestesia, projeções, o que acontece no corpo e o que acontece na mente, deve passar pelo entendimento de que só sinto porque estou vivo, se vivo, vivo no corpo, só sinto na experiência de viver, o gesto só existe se assimilado pelo outro, em um contexto relacional. O corpo do ator e do bailarino só será percebido pelo outro se existir o encontro, então sempre será nessa relação do “entre”, da experiência. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Trad. Silvia Soter. Lições de dança, Rio de Janeiro, n. 2, 2001. P. 11-35. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R. de. Moura. São Paulo: Editora Martins Fontes, n.2, 1999. ZANANDRÉA, Ana Paula. O Sexto Sentido do Ator: a Importância da Percepção Cinestésica no Teatro. Revista Cena em Movimento (PPGAC), Porto Alegre/RS, nº 3, 2013. Disponível em:<https://www.seer.ufrgs.br/cenamov/article/view/35729/26343>. Acesso em 18 de out. de 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Aruam Galileu Pereira; VOLPE, Marina Fernanda Elias. A PERCEPÇÃO DO CORPO EM CENA: AS RELAÇÕES DOS CORPOS NA EXPERIÊNCIA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319625-A-PERCEPCAO-DO-CORPO-EM-CENA--AS-RELACOES-DOS-CORPOS-NA-EXPERIENCIA. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes