DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL: NOVAS TECNOLOGIAS, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL: NOVAS TECNOLOGIAS, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Autores
  • Nicholas dos Santos Faria Corrêa
  • Leonardo Ferreira Vieira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Tecnologia (CT)/Engenharia de Produção
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319562-design-e-inovacao-social--novas-tecnologias-colaboracao-e-experimentacao-em-contextos-educacionais
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Design, Inovação Social, Tecnologia, Educação
Resumo
A utilização do Arduino em projetos de alcance social tem como base algumas singularidades do microcontrolador, como o baixo custo e a fácil programação. O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. Suas aplicabilidades são vastas e possibilitam relacionar diversos temas como Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Acessibilidade. Este projeto parte da observação da ausência de formação tecnológica nas escolas, e pretende analisar as possibilidades de inserção de tecnologias como Arduino e Impressora 3D para a construção de uma educação inclusiva e atrativa. A partir do encontro interdisciplinar possibilitado pelo projeto de extensão "Rio DESIS Lab" (vinculado à COPPE), criamos o "Lab Escola 3D", uma iniciativa que busca compartilhar conhecimentos práticos e teóricos sobre Cultura Maker e práticas inclusivas aliadas à educação. O objetivo deste projeto de iniciação tecnológica é desenvolver um conjunto de soluções em Arduíno e Impressora 3D que serão utilizados em sala de aula futuramente. Estratégias como Gamificação e disciplinas como Robótica também serão abordadas. A metodologia adotada até o momento divide-se nas etapas de Observação, Ideação, Prototipagem e Teste. Abordagens de Design tal como apresentadas por Brown (2010) e conceitos como Design para a Inovação Social apresentados por Manzini (2017) serão basilares para este trabalho. Encontramo-nos na etapa inicial da pesquisa, mapeando os desafios, projetando os primeiros passos e fazendo o levantamento bibliográfico. Percorreremos as etapas de prototipagem ao longo dos dois primeiros meses de 2021 e esperamos iniciar os testes junto aos estudantes da educação básica. Uma das nossas ideias iniciais foi o desenvolvimento de um aparelho sonoro que auxilia na travessia de pessoas com deficiência visual nas sinaleiras das cidades. Essa correlação entre problemas complexos e tecnologia pode ser um passo para exemplificar as aplicabilidades do Arduino ou outras tecnologias para soluções e inovações, indicando como os cidadãos podem ser protagonistas em processos em prol do seu bairro e comunidade, se tiverem os recursos e conhecimentos para tal. Outra dimensão da nossa pesquisa diz respeito à como a divulgação e utilização dos conteúdos produzidos pelo "Lab Escola 3D" pode tornar o ensino mais atrativo e inclusivo, criando um espaço de interesse a ser construído por educadores e estudantes. Tendo em vista os apontamentos trazidos por SASSAKI (1997), vemos o princípio da “valorização da diversidade” como fundamental para construção de pontes e comunidades escolares mais harmônicas. Princípios básicos como Empatia, Colaboração e Experimentação são fundamentais para a construção de projetos funcionais e benéficos para a sociedade, requisitos necessários para contribuir com a divulgação científica e aproximar estudantes e educadores do ensino básico à tecnologia. Referências BROWN, Tim. “Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias” . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. MANZINI, E. Design Quando todos Fazem Design: Uma Introdução ao Design para a Inovação Social. Porto Alegre: UNISINOS, 2017. SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro, WVA, 1997
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORRÊA, Nicholas dos Santos Faria; VIEIRA, Leonardo Ferreira. DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL: NOVAS TECNOLOGIAS, COLABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319562-DESIGN-E-INOVACAO-SOCIAL--NOVAS-TECNOLOGIAS-COLABORACAO-E-EXPERIMENTACAO-EM-CONTEXTOS-EDUCACIONAIS. Acesso em: 08/02/2025

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