METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores
  • Pedro Vitor Marques Nascimento
  • Eduardo Freitas Mangeli de Brito
  • Geraldo Bonorino Xexéo
  • François Germain Noël
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Ciência da Computação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319556-metodologia-para-desenvolvimento-de-jogos-digitais-para-divulgacao-cientifica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
jogos com propósito, jogos sérios, divulgação científica, metodologia
Resumo
O objetivo do projeto é pesquisar e desenvolver metodologias e técnicas para criação de jogos com propósito direcionados à divulgação científica. Como divulgação científica, utilizamos a definição de (Bueno, 1985): “o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral”. A metodologia utilizada é baseada no Design Science Research (DSR) no que diz respeito aos ciclos iterativos de investigação, proposição de uma solução e avaliação de resultados. No ano anterior, dois ciclos já foram concluídos, que resultaram no aprofundamento do conhecimento dos pesquisadores sobre o processo de desenvolvimento de jogos com propósito. Neste segundo ano de projeto, o bolsista iniciou o terceiro ciclo DSR, que envolve a investigação de jogos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de fármacos, uma questão multidisciplinar. Tendo em vista os objetivos do projeto, utilizamos a metodologia ágil Scrum (Satpathy et al., 2006) para dividir as tarefas de desenvolvimento em “pacotes semanais”. Olhando sob o prisma da efetividade do ensino dos jogos produzidos, utilizamos a Retórica Procedural (Bogost, 2007) para fundamentar análises e tomadas de decisão sobre o Game Design. Além disso, o estudante dividiu sua carga horária entre o desenvolvimento dos jogos e o treinamento dos novos bolsistas no projeto. Estas monitorias aconteceram semanalmente e envolveram guiar a criação de mini games que fazem parte de um jogo maior. A documentação das tarefas realizadas durante o ciclo de pesquisa e desenvolvimento serviu de insumo para o aperfeiçoamento dos métodos utilizados. A investigação e as discussões sobre o objeto da pesquisa permitiram a consolidação de um entendimento mais profundo sobre o tema. Assim, os jogos produzidos no ciclo anterior foram aprimorados para refletirem esse entendimento, e novos jogos foram produzidos incorporando os mesmos avanços. Os achados desse ciclo de pesquisa já são utilizados na nova fase do projeto, sendo um dos componentes que contribui para sua evolução. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bogost, Ian (2007). Persuasive games: The expressive power of videogames. Mit Press. — (2008). “The rhetoric of video games”. Em: The ecology of games: Connecting youth, games, and learning, pp. 117–140. Satpathy, Tridibesh et al. (2016). A Guide to the SCRUM BODY OF KNOWLEDGE (SBOK Guide). A Comprehensive Guide to Deliver Projects using Scrum. 2016a ed. SCRUMStudy, VMEdu, Inc. Bueno, Wilson da Costa (1985). “Jornalismo científico: conceitos e funções”. Em: Ciência e Cultura 37.9, pp. 1420–1427.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Pedro Vitor Marques et al.. METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319556-METODOLOGIA-PARA-DESENVOLVIMENTO-DE-JOGOS-DIGITAIS-PARA-DIVULGACAO-CIENTIFICA. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

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