REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA
Autores
  • Amanda Dos Santos Cabral
  • Bruna Liane Passos Lucas
  • Lucas Lima De Carvalho
  • Lucas Rodrigues Claro
  • Alexandre Oliveira Telles
  • Ravini dos Santos Fernandes Vieira dos Santos
  • Antonio Eduardo Vieira dos Santos
  • Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Medicina
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319508-redes-sociais-como-ferramenta-de-educacao-em-saude-na-pandemia
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Mídias Sociais, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde.
Resumo
Relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de ensino-pesquisa-extensão “Teatro em Saúde” no cenário da pandemia Covid-19. As redes sociais do projeto foram utilizadas como ferramenta para dar prosseguimento às atividades de educação em saúde respeitando as normas de isolamento social propostas pela Organização Mundial da Saúde. Objetivou: descrever as experiências exitosas da equipe executora do projeto, referentes às estratégias adotadas para dar continuidade ao desenvolvimento das atividades extensionistas no contexto da pandemia. Trata-se de um relato descritivo com abordagem qualitativa segundo Minayo (2004). Em conformidade com as normas de isolamento social, adaptou-se o protocolo anteriormente executado adotando ferramentas virtuais para possibilitar a realização das ações educativas em saúde voltadas às necessidades do público-alvo para a prevenção e controle das infecções pelo SARS-CoV-2. Foram utilizadas as redes sociais do projeto, em especial o Instagram®, Facebook®, Youtube® e o TikTok®, para produção e compartilhamento de vídeos educativos produzidos pela equipe. A produção emergente dessa iniciativa compreendeu 16 vídeos, a saber: isolamento social com o personagem Finn do desenho animado “Hora de Aventura”; videoclipe com paródia sobre a temática “Saúde Bucal”; vídeos educativos e videoclipes com paródias sobre o uso de máscaras como estratégia de combate à pandemia (para 3 públicos-alvo: crianças, adolescentes e adultos); e série de vídeos intitulada “Narrativas e Experiências” (8 vídeos) com os seguintes temas: alimentação saudável, importância de atividades físicas, meio ambiente/sustentabilidade, arboviroses, Bullying e violência, entre outros. Observou-se com a divulgação dos vídeos produzidos o aumento gradual de interesse dos seguidores nas redes sociais do projeto. Além disso, por meio da estratégia de compartilhamento virtual do conteúdo do projeto nas redes sociais, foi possível ampliar o alcance do público-alvo mediante a utilização das tecnologias digitais do mundo virtual. Essa janela de oportunidades permitiu o desenvolvimento das ações do projeto mantendo o nível de excelência que sempre almejamos. Os principais desafios caracterizam-se pela exclusão digital de parcela considerável da população brasileira, sobretudo as mais vulneráveis, bem como a necessidade de adequação da linguagem aos diferentes contextos de vida e faixa etária dos seguidores das mídias sociais do projeto. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MINAYO, M. C. de S.. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8a Ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Hucitec, 2004.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABRAL, Amanda Dos Santos et al.. REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PANDEMIA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319508-REDES-SOCIAIS-COMO-FERRAMENTA-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NA-PANDEMIA. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes