PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES?

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES?
Autores
  • Pedro Augusto Rocha Da Silva Guerra
  • Fernando Villar
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319493-pensamento-computacional-na-educacao-basica--um-desafio-para-professores
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Pensamento Computacional, Tecnologia na Educação, Computação
Resumo
É cada vez mais comum, em nosso cotidiano, nos depararmos com problemas que podem ser resolvidos com o uso de recursos digitais. Essas ferramentas adquirem grande importância em nossas relações humanas. Mas, entender e propor novas soluções com esses aparatos pode ser um processo complicado e trabalhoso. Visando o desenvolvimento dessa capacidade, o Pensamento Computacional, torna-se uma relevante habilidade na atualidade, podendo ser trabalhado desde os primeiros anos da educação básica. É importante destacar que encontrar uma definição precisa do termo mostra-se como um problema a ser enfrentado. A partir dessa questão inicial, foi desenvolvida uma revisão de literatura em língua portuguesa e inglesa com relação ao tema tendo como origem a conceituação de Cuny, Snyder e Wing (2010), onde Pensamento Computacional é um processo de pensamento em que ‘soluções são representadas em uma forma que podem ser efetivamente resolvidas por um agente capaz de processar informação’. Outro ponto interessante é identificar de que forma o Pensamento Computacional aparece na documentação de orientação curricular no Brasil e como essa abordagem influenciará em diferentes propostas pedagógicas acerca do assunto. Para responder a essa questão, foram feitas análises da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde o Pensamento Computacional já é realidade como forma de competências e habilidades educacionais relevantes, sobretudo na resolução de problemas matemáticos, e em outras opções expressivas de currículos como o da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o do Centro de Inovações na Educação Básica (CIEB), que complementam as recomendações e oferecem contribuições enriquecedoras ao trabalho docente na abordagem do tema. É importante destacar, no entanto, que a proposta do termo não está diretamente ligada a uma única disciplina, mas a todo conjunto de capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos em diversos campos do saber e que não terão importância restrita à ciência da Computação, mas agregarão valor em praticamente qualquer carreira a ser seguida no futuro. Mais do que isso, o Pensamento Computacional não deve se restringir ao uso de computadores, mas ao processo para obtenção da solução de um problema, passando pela abstração, generalização, padronização e chegando à aplicação de algoritmos. Como resultados, apresenta-se uma síntese do que foi observado na pesquisa e descrevem-se propostas pedagógicas que podem desenvolver essa capacidade em estudantes. Tais propostas podem ir desde o uso de plataformas atrativas de linguagem de programação em blocos nas aulas, como Scratch e Code.org, até a aplicação de propostas desplugadas, aquelas que não precisam do uso de computadores. Os resultados dessa pesquisa também serviram de base para o desenvolvimento um módulo do Curso do Projeto de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação (DJDE) que visa atuar na formação de docentes voltada para o ensino de computação na educação básica. Referências Bibliográficas: CUNY, Jan; SNYDER, Larry; WING, Jeannette M. Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript (http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing. pdf) 2010.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GUERRA, Pedro Augusto Rocha Da Silva; VILLAR, Fernando. PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES?.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319493-PENSAMENTO-COMPUTACIONAL-NA-EDUCACAO-BASICA--UM-DESAFIO-PARA-PROFESSORES. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes