ABDIAS DO NASCIMENTO E AUGUSTO BOAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO TEATRO BRASILEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ABDIAS DO NASCIMENTO E AUGUSTO BOAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO TEATRO BRASILEIRO
Autores
  • Ingrid Santos Ciodaro
  • Andréia da Silva Souza
  • Priscila Saemi Matsunaga
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Literaturas
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319488-abdias-do-nascimento-e-augusto-boal--contribuicoes-para-um-novo-teatro-brasileiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Teatro brasileiro, decolonialidade, comunicação
Resumo
A comunicação abordará a cena do teatro brasileiro moderno e contemporâneo a partir da trajetória política teatral do Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado e fundado pelo artista, professor, político, dramaturgo e ativista Abdias do Nascimento e o Teatro de Arena, com enfoque na atuação de Augusto Boal, diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta. Ambos se debruçaram numa perspectiva anti-imperialista e de(s)colonial da construção de um novo sujeito (personagem e político) a partir da consciência individual e coletiva através de uma “defesa da verdade cultural do Brasil e uma contribuição ao humanismo que respeita todos os homens e as diversas culturas com suas respectivas essencialidades” (NASCIMENTO, 1997). O trabalho de pesquisa foi idealizado na finalização da disciplina optativa Encontros de Literatura e Cultura para pensar o país e teve como primeiro resultado a realização de um podcast no qual as pesquisadoras apresentaram as primeiras leituras sobre o TEN e o Teatro de Arena. Como desdobramento deste trabalho, produziremos um podcast com participação de Cecília Boal, fundadora do Instituto Augusto Boal, e pretendemos focar na obra “Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas”, publicado pela primeira vez em 1975, para compreender melhor o período conturbado da história do Teatro de Arena, das produções e relações artísticas da época e das novas perspectivas de sujeito-personagem, uma vez que “a primeira palavra do vocabulário teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento” que “depois de conhecer o próprio corpo e ser capaz de torná-lo mais expressivo” deixará “de ser objeto e passando a ser sujeito, convertendo-se de testemunha em protagonista” (BOAL, 2019). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRITTO, Geo. Teatro do Oprimido: uma construção periférica-épica. Dissertação de mestrado. UFF: Instituto de Arte e Comunicação Social, 2015. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 21. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. a Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 25, 1997, p. 210.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CIODARO, Ingrid Santos; SOUZA, Andréia da Silva; MATSUNAGA, Priscila Saemi. ABDIAS DO NASCIMENTO E AUGUSTO BOAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO TEATRO BRASILEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319488-ABDIAS-DO-NASCIMENTO-E-AUGUSTO-BOAL--CONTRIBUICOES-PARA-UM-NOVO-TEATRO-BRASILEIRO. Acesso em: 08/02/2025

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