TEATRO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA NO PERÍODO DE 2007 A 2019

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TEATRO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA NO PERÍODO DE 2007 A 2019
Autores
  • Lucas Lima De Carvalho
  • Lucas Rodrigues Claro
  • Amanda Dos Santos Cabral
  • Bruna Liane Passos Lucas
  • MARIA CRISTINA DIAS DA SILVA
  • Maria Kátia Gomes
  • Antonio Eduardo Vieira dos Santos
  • Eduardo Alexander Júlio César Fonseca Lucas
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Medicina
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319476-teatro-como-ferramenta-facilitadora-da-educacao-em-saude--revisao-integrativa-no-periodo-de-2007-a-2019
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Saúde do Estudante, Drama, Serviços de Saúde Escolar.
Resumo
A ferramenta lúdico-teatral é facilitadora do processo de educação em saúde, possibilitando integração e envolvimento da comunidade durante este processo (NAZIMA et al., 2008). Deste modo, a presente revisão integrativa buscou analisar a produção científica disponível acerca das contribuições do teatro para a educação popular em saúde. Emergiram como questões que nortearam essa pesquisa: 1) Que evidências existem na literatura científica sobre a contribuição das atividades teatrais para a promoção da saúde na idade escolar? e 2) Quais os fatores que favorecem e dificultam a implementação de práticas educativas na modalidade teatral? Objetivou: a) caracterizar a produção científica, no período 2007 a 2019, acerca da educação em saúde, de crianças em idade escolar, com base no teatro como ferramenta facilitadora; e b) discutir as implicações dos principais resultados evidenciados na produção científica à luz do conceito de “promoção da saúde”. As bases selecionadas para a busca foram: LILACS, MEDLINE e BDENF. Foram selecionados os Descritores em Saúde (DeCS): “Saúde do Estudante”; “Drama”; e “Serviços de Saúde Escolar”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta pelo total de quatro artigos. Da análise emergiram os seguintes temas: 1) Sinais, sintomas e vias de transmissão da doença; 2) Conscientização da doença; 3) Eficácia e custo-efetividade; 4) Estilos de vida saudáveis; 5)Estabelecimento de metas; 6) DVD; 7) Atividades de dramatização; 8) Esquetes; 9) Motivação das crianças e suas famílias a fazer pequenas mudanças em seus comportamentos; 10) Diagnóstico Situacional de Saúde; 11) Ruptura do cotidiano da comunidade; 12) Teatro como estratégia eficaz para aquisição de conceitos de saúde; dentre outros. As produções científicas analisadas apontam para temáticas emergentes acerca da influência da religiosidade e espiritualidade nas práticas de promoção de saúde e seu impacto na saúde do indivíduo. Entretanto, não há aprofundamento nesses estudos referente à discussão do envolvimento entre os aspectos culturais e os modos de viver da comunidade em tais práticas. Destaca-se na amostra analisada a relevância das metodologias ativas, incluindo o teatro, para a promoção da saúde. A despeito dos avanços demonstrados na produção científica estudada, ainda há lacunas acerca da discussão de aspectos biopsicossociais das práticas educativas desenvolvidas nos mais diversos cenários. Foram apontadas dificuldades para a inserção de práticas de promoção da saúde na modalidade lúdico-teatral, tais como: carências de recursos materiais e humanos; falta de capacitação e mobilização dos recursos humanos para a abordagem teatral, entre outros. Os resultados desse estudo indicam a necessidade de mais investigações para o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto. Destaca-se a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para desenvolver ações educativas em saúde utilizando a ferramenta lúdico-teatral. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NAZIMA, T.J. et al. Orientação em saúde por meio do teatro: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2008 mar; 29(1):147-5.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Lucas Lima De et al.. TEATRO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA NO PERÍODO DE 2007 A 2019.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319476-TEATRO-COMO-FERRAMENTA-FACILITADORA-DA-EDUCACAO-EM-SAUDE--REVISAO-INTEGRATIVA-NO-PERIODO-DE-2007-A-2019. Acesso em: 15/02/2025

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