PERIPÉCIAS DE PAPEL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA A MONTAGEM VIRTUAL DE “LA CAMBIALE DI MATRIMONIO” DO PROJETO ÓPERA NA UFRJ

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PERIPÉCIAS DE PAPEL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA A MONTAGEM VIRTUAL DE “LA CAMBIALE DI MATRIMONIO” DO PROJETO ÓPERA NA UFRJ
Autores
  • Igor Nascimento Dos Santos
  • Isaac Neves Da Silva
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319451-peripecias-de-papel--o-processo-de-criacao-de-figurinos-para-a-montagem-virtual-de-la-cambiale-di-matrimonio-do
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
ópera, teatro de papel, paper dolls, caricaturas
Resumo
O trabalho apresenta as diferentes etapas de elaboração do conjunto de figurinos da montagem virtual de “La Cambiale di Matrimonio”, farsa cômica de Gioachino Rossini escolhida para ser encenada pelo Projeto Ópera na UFRJ, no ano de 2020. Primeiramente, serão debatidos os conceitos iniciais, definidos quando o projeto ainda vislumbrava a perspectiva de uma montagem física, a ser realizada no Salão Leopoldo Miguez, em julho de 2020. Num segundo momento, serão explicadas as alterações de rota experimentadas devido ao contexto pandêmico da Covid-19: a impossibilidade da montagem física gerou uma reconfiguração dos horizontes criativos, optando-se por uma montagem virtual/digital, sem data de estreia definida. Ao assumir o formato de um teatro de papel, em diálogo com a estética de determinados jogos de tabuleiro cujas temáticas evocam o imaginário desdobrado no libreto de Gaetano Rossi, a exemplo de Monopoly, os figurinos até então pensados para serem materializados em tecidos, como de costume, foram readaptados para paper dolls, bonecos de papel. Os referencias estéticos utilizados enquanto “subsídios para criação dos figurinos” (NERY, 2004), como as caricaturas de George Cruikshank (VOGLER, 1979) e os fantoches de Punch and Judy (SPEAIGHT, 1955), serão postos em causa, sob a luz da crítica criativa, bem como as técnicas de desenho e pintura empregadas pelos figurinistas. Por fim, levanta-se a ideia de que tal cenário transdisciplinar marcado pela intensa plasticidade e pelas mais inusitadas experimentações artísticas pode abrir novos horizontes investigativos, fornecendo aos professores e estudantes envolvidos no projeto (e aos espectadores em geral) uma série de aprendizados interessantes para o trilhar das futuras montagens operísticas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 2004. SPEAIGHT, George. The History of the English Puppet Theatre. London: George G. Harrap & Co. Ltd., 1955. VOGLER, Richard A. Graphic Works of George Cruikshank. North Chelmsford: Courier Corporation, 1979.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Igor Nascimento Dos; SILVA, Isaac Neves Da. PERIPÉCIAS DE PAPEL: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA A MONTAGEM VIRTUAL DE “LA CAMBIALE DI MATRIMONIO” DO PROJETO ÓPERA NA UFRJ.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319451-PERIPECIAS-DE-PAPEL--O-PROCESSO-DE-CRIACAO-DE-FIGURINOS-PARA-A-MONTAGEM-VIRTUAL-DE-LA-CAMBIALE-DI-MATRIMONIO-DO. Acesso em: 10/02/2025

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